Pesquisadores encontram 'Rainha do Oceano', tubarão-fêmea de 1,6 tonelada
Animal tem mais de 5 metros de comprimento; ela foi marcada e solta no mar
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Os pesquisadores da organização Ocearch tiveram um encontro inesperado nos últimos dias. Enquanto trabalhavam na costa do Canadá, encontraram um tubarão de 1,6 tonelada e mais de 5 metros de comprimento.
Trata-se de uma fêmea de tubarão-branco conhecida como "Rainha do Oceano", que foi batizada como Nukumi. "Pronuncia-se nu-gu-mi, em homenagem à lendária e sábia avó do povo nativo americano Mi'kmaq", explicou a ONG nas redes sociais. Segundo a publicação, a cultura Mi'kmaq tem longa tradição na Nova Escócia, região onde o animal foi encontrado.
Nakumi é a maior dos oito tubarões que pesquisadores encontraram na expedição, que está no mar há cerca de um mês. Ela foi capturada e marcada para que os pesquisadores possam acompanhá-la. Depois, foi devolvida ao mar.
"Com os novos dados que coletamos, essa matriarca vai compartilhar sua sabedoria conosco nos próximos anos", diz a instituição, que também acompanha outros animais marítimos, como golfinhos e focas. Os dados coletados serão usados para entender padrões de migração, entre outras curiosidades da vida desses bichos.