Bichos

Cidade da África do Sul alerta população após 14 leões fugirem de parque

Governo e reserva enfrentam impasse sobre destino dos animais

Leão em uma reserva de caça adjacente ao famoso Parque Nacional Kruger, na África do Sul - Siphiwe Sibeko - 12.abr.19/ Reuters

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Joanesburgo

AFP

​Autoridades tiveram que alertar a população da cidade de Phalaborwa, no nordeste da África do Sul, após 14 leões escaparem do Parque Nacional Kruger. Não foi informado quando teria ocorrido a fuga dos animais, mas eles foram vistos perambulando nas proximidades de uma mina de fosfato.

"Pedimos aos trabalhadores da mina de Foskor e à população que permaneçam vigilantes", alertou o Ministério do Meio Ambiente e Turismo da província de Limpopo, onde o parque está localizado.

As autoridades da província e do parque fizeram uma reunião para discutir o destino dos animais, mas, embora o governo tenha decidido pela captura e retorno dos animais ao Kruger, o porta-voz do local, Ike Phaahl, disse à rede de televisão SABC que "eles vão voltar a escapar".

"Temos que identificar um parque natural para onde [os leões] possam ser levados para que estabeleçam seu próprio território", afirmou o porta-voz. Até que o assunto seja resolvido, os felinos "representam um perigo para aqueles que trabalham na área", alertou.

Na última quarta-feira (5), um leopardo do Parque Nacional Kruger atravessou uma cerca elétrica e invadiu um local da equipe da reserva, onde matou um menino de dois anos.