Humanos

Aposentadoria parlamentar de Cicciolina gera polêmica na Itália

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz italiana de filmes pornôs Ilona Staler, mais conhecida como Cicciolina, que foi deputada na Itália há 20 anos, completa 60 anos em novembro e terá direito a receber os benefícios da aposentadoria parlamentar, que deve ser em torno de 3.000 euros (R$ 7.000).

"Algum deputado terá coragem de lembrar que foi uma deputada competente, presente e civil? Não me parece um escândalo que se aposente, como todos os deputados", comentou o parlamentar Franco de Luca, do Povo da Liberdade (PDL), partido governista do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.


De Luca comentou a notícia publicada hoje pelo "Corriere della Sera", segundo o qual, em 26 de novembro, quando Cicciolina completa 60 anos, terá direito a sua aposentadoria como ex-deputada.

Consultada pelo jornal, a ex-estrela pornô afirmou: "Me faltavam dois meses de contribuições. Naquele momento, paguei por isso quase 2 milhões de liras [moeda italiana antes da adesão ao euro], e agora este benefício me cabe".

"Sei que parece impopular, mas então os italianos terão que mudar a lei, que não fui eu que fiz. Poderia doar tudo para a caridade, mas só se os outros também o fizerem", ponderou a ex-deputada.

Cicciolina pode obter a aposentadoria após cinco anos de carreira parlamentar (1987-1992) e apenas uma legislatura, assim como está previsto na lei italiana.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem