Humanos

Aos 82, tcheco é o mais idoso a pilotar planador sozinho no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aos 82 anos, o tcheco Zdenek Peter Vaclav Volf é o mais idoso piloto a voar sozinho no Brasil em um planador --avião sem motor--, segundo a Federação Brasileira de Voo a Vela.

Engenheiro-agrônomo e piloto desde os 15, a aventura de Volf começou em 1953, quando roubou um avião do Exército Tcheco para fugir da Guerra Fria.

Em seguida, veio para o Brasil, onde participa de campeonatos em planadores --atualmente, vive em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

Leia abaixo o depoimento dele:


Mantive a velocidade adequada, fui descendo. Vi uma plantação. Só deu tempo de puxar o manche. Quando íamos parar, capotamos.

NO BRASIL

Pousamos em Pfarrkirchen, na Alemanha Ocidental. Nós ficamos retidos três meses. Acho que alemães e americanos checavam se nós não éramos espiões [dos comunistas].

Quando perguntaram para qual país queríamos ir, escolhi o Brasil, porque tinha um tio morando em São Paulo. Finalmente nos colocaram no navio e desembarcamos em Santos, em 1954.

Foi uma fase triste, porque passei longos anos sem voar. Eu trabalhava em São Paulo e descobri um aeroclube em São José dos Campos. Voava lá aos fins de semana, mas só podia ficar no aeroporto.

Foi apenas quando me mudei para Ribeirão Preto (onde estava a família da mulher), com tráfego aéreo mais limpo, que voltei a competir com planador.

PLANOS

Eu tenho 82 anos. Ninguém acredita que eu voo na minha idade. Mas acho que consigo ainda uns quatro anos.

Bom, você me pergunta qual é a sensação de voar? Façamos o seguinte. Estou agora me recuperando de saúde, mas daqui a dois, três meses, quer fazer um voo comigo?

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem