Você viu?

Nasa divulga primeira imagem panorâmica colorida de Marte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primeira foto panorâmica e colorida feita pelo jipe Curiosity foi divulgada hoje pela Nasa.

A foto foi produzida com base no material enviado pelo jipe Curiosity, que chegou ao planeta nesta segunda-feira.


QUASE EM CASA
A cratera marciana onde o jipe Curiosity pousou se parece muito com o deserto Mojave na Califórnia, segundo cientistas.

"A primeira impressão foi de como a paisagem parece terrestre", afirma John Grotzinger, do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Durante a noite, o jipe levantou sua "cabeça" pela primeira vez desde que chegou à cratera Gale. Deu uma olhada em volta e enviou um autorretrato em branco e preto e uma foto panorâmica, ainda em processamento.

A imagem dá a melhor visão até agora da região desde a descida na segunda. Nas últimas fotos enviadas, o Curiosity olhou para horizonte ao norte. Próximo ao robô, é possível ver as marcas dos jatos propulsores usados na aterrissagem e que levantaram poeira. Havia o temor de que o robô ficasse empoeirado, mas os cientistas dizem que isso não aconteceu.


"Vemos uma camada de pó, mas nada grave", afirmou Justin Maki, cientista de imagem da Nasa.

Os pesquisadores ficaram empolgados com as marcas no chão porque elas expuseram a camada de pedras abaixo do solo, uma informação que vai ajudá-los a entender melhor o local do pouso.

Desde que chegou a Marte, o Curiosity já mandou várias imagens de baixa resolução tiradas por pequenas câmeras embaixo de seu chassi e uma câmera na ponta de um armo robótico.

O jipe conseguiu erguer seu mastro central, equipado com câmeras de alta resolução e de navegação.

Grotzinger disse que ficou impressionado com a paisagem marciana, que pareceu diversificada. Parece haver material mais sólido abaixo do pó superficial, segundo ele. "Isso faz a gente se sentir em casa. Estamos vendo um lugar que parece familiar."

Marte, é claro, é muito diferente da Terra. É um deserto frio bombardeado constantemente por radiação. Há sinais geológicos de que o planeta já foi mais quente e molhado há muito tempo. Um dos objetivos da missão é saber como Marte se transformou.

O último destino do jipe Curiosity é uma montanha no centro da cratera onde ele pousou.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem