Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu Estados Unidos

Vulcão entra em erupção no Havaí e jatos de lava chegam aos 300 metros de altura; veja vídeo

Kilauea é o mais ativo dos EUA registra 26º episódio em seis meses; autoridades monitoram em tempo real

A imagem mostra uma erupção vulcânica com lava expelida em forma de jato, criando uma fonte de lava brilhante. O fundo é escuro, destacando o brilho intenso da lava que flui para baixo, formando um rio de lava.
O Kilauea está localizado no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí - Reprodução/YouTube
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro
Reuters

Um dos vulcões mais ativos do mundo voltou a entrar em erupção nesta sexta-feira (20). O Kilauea, localizado no Havaí, Estados Unidos, expeliu jatos de lava que chegaram a atingir 300 metros de altura, segundo relatório divulgado pelo USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).

Imagens divulgadas pelo órgão mostram duas perspectivas diferentes da intensa atividade vulcânica, com jatos de lava sendo expelidos da abertura norte do Kilauea, situada dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. A área da erupção foi isolada e, até o momento, não representa risco para as comunidades próximas, na maior ilha do estado americano.

A nova atividade dá sequência a uma série de episódios semelhantes registrados desde 23 de dezembro de 2024. As autoridades informaram que o fenômeno teve início por volta das 2h10 no horário local e marcou o 26º episódio de erupção do vulcão desde aquela data. Nesse período de maior atividade, as erupções do Kilauea duraram cerca de 24 horas ou menos, segundo o USGS.

O Kilauea está localizado no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, a aproximadamente 320 quilômetros de Honolulu, e tornou-se uma atração turística, de acordo com a CBS News. Apesar das frequentes erupções, o vulcão não representa risco para as comunidades próximas.

Os jatos de lava costumam durar cerca de um dia e são constantemente monitorados pelas autoridades locais. O USGS segue acompanhando a situação em tempo real.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem