Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Bolsa Birkin original, que pertenceu a Jane Birkin, vai a leilão em Paris

Peça foi criada exclusivamente para a atriz em 1984 e se tornou um dos itens fashion mais cobiçados do mundo

Uma bolsa de designer preta, com alças longas e um fecho dourado na parte frontal. A bolsa apresenta um acabamento de couro, com algumas marcas visíveis, e está posicionada sobre uma mesa redonda dourada em um ambiente com paredes de madeira.
A primeira bolsa Birkin, da grife francesa Hermès - Instagram/Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos acessórios de luxo mais desejados mundo afora, a bolsa Birkin original, que pertenceu a Jane Birkin, será leiloada em Paris.

A bolsa foi criada em 1984 pelo designer e CEO da Hermès, Jean-Louis Dumas, especialmente para a atriz. Jane usou a peça até 1994, quando a leiloou em apoio a uma ONG de combate à Aids — e a substituiu por outra igual.

A original, no entanto, é a que será leiloada. A bolsa, que a atriz carregava para todo lado, tem suas marcas de uso, como as manchas dos adesivos de entidades sociais que ela apoiava.

No início do ano, a peça foi exposta na Sotheby's de Hong Kong e vista por milhares de visitantes. Depois de passar por outra exposição em Nova York, ela será leiloada no dia 10 de julho.

Além das marcas de uso deixadas pela atriz, o modelo é único, já que há elementos que nunca foram replicados ou duraram pouco nas fabricações posteriores da bolsa. Quem vai à loja hoje não encontra exatamente uma igual a que Jane levava a tiracolo, mas uma adaptação moderna.

A dela, por exemplo, tinha alça de ombro e fecho e outras peças em latão dourado. Foram-se as alças, e o que era latão agora é metal banhado a ouro, paládio e ouro rosé. A peça tem ainda as iniciais da atriz entalhadas em couro.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem