Você viu?

Mensagem em uma garrafa do Japão chega a praia do Havaí após 37 anos

Ela foi jogada ao mar por alunos de uma escola como parte de um projeto

Mensagem de 1984 dentro de uma garrafa chegou ao Havaí
Mensagem de 1984 dentro de uma garrafa chegou ao Havaí - Reproduçao CNN
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma garrafa de vidro lançada no mar há 37 anos por estudantes do ensino médio no Japão foi encontrada por uma garota em uma praia rochosa no Hawaiian Paradise Park, no Havaí, a cerca de 6.000 km de distância.

Uma carta lacrada dentro, datada de julho de 1984, pedia a quem encontrou a garrafa para devolvê-la à escola, Choshi High School. Ela foi jogada ao mar por alunos do clube de ciências naturais da escola como parte de um projeto para investigar as correntes oceânicas, segundo o jornal japonês Mainichi .

"Pensamos que o último havia sido encontrado em Kikaijima. Nunca imaginamos que outro seria encontrado 37 anos depois”, disse o vice-diretor Jun Hayashi.

Ao todo, 750 garrafas foram colocadas no oceano perto da Ilha Miyakejima, em Tóquio, em 1984 e 1985, com a cooperação de um barco de patrulha do Escritório da Guarda Costeira de Choshi.

Desde 1985, as garrafas foram encontradas em 17 lugares, incluindo as prefeituras de Okinawa, Akita e Kyoto. Eles também foram descobertos no exterior, no Atol de Midway, nos Estados Unidos, e o contato também veio das Filipinas, China e costa oeste dos EUA.

Depois do caso da Ilha Kikaijima, nenhum contato sobre as garrafas havia acontecido desde 2000, e o clube de ciências naturais suspendeu as atividades em 2007.

Mayumi Kanda, 54, membro do clube em 1984, comentou: "Fiquei surpreso, reviveu memórias nostálgicas dos meus tempos de colégio. Agradeço aos envolvidos."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem