Você viu?
Descrição de chapéu BBC News Brasil

Menino de 12 anos descobre esqueleto raro de dinossauro no Canadá

Nathan e Dion frequentemente fazem caminhadas na unidade de conservação de Alberta Badlands
Nathan e Dion frequentemente fazem caminhadas na unidade de conservação de Alberta Badlands - BBC News Brasil/Nature Conservancy of Canada
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Com apenas 12 anos de idade, Nathan Hrushkin passou por uma experiência que muitos não terão na vida: encontrou um fóssil de dinossauro de 69 milhões anos.

Ele estava passeando em um parque na província de Alberta, no Canadá, quando viu ossos próximos a uma pedra. Isto aconteceu em julho, e nesta quinta-feira (15) a escavação completa dos fósseis foi finalizada.

O menino diz que, quando avistou o material pela primeira vez, ficou "literalmente sem palavras"."Eu não cheguei nem a ficar animado, apesar de saber que eu deveria ter ficado", contou à BBC.

"Fiquei em choque." Nathan, que se interessa por dinossauros desde os seis anos de idade, frequentemente faz caminhadas com o pai na unidade de conservação de Alberta Badlands.

"Sempre fui fascinado pelo fato de que os ossos deles, semelhantes aos nossos, se tornam algo como uma rocha sólida." O pai, Dion Hrushkin, conta que de fato os itens pareciam "ossos feitos de pedra". "Parecia o final de um fêmur, saindo diretamente do solo", lembra Dion.

Nathan já sabia que fósseis eram protegidos por lei, então quando ele e o pai voltaram para casa, procuraram o Museu Real Tyrrell, em Alberta, que se dedica ao estudo de itens pré-históricas. A instituição pediu que eles enviassem fotos e coordenadas de GPS do achado.

O parque de Badlands abriga muitos fósseis, e dinossauro, batizado albertossauro, foi descoberto ali pelo explorador canadense Joseph Tyrell no final do século 19. Mas a parte em que pai e filho caminhavam não era conhecida por ter tantos fósseis, então o museu enviou uma equipe para explorá-la.

Até agora, eles encontraram entre 30 e 50 ossos na parede de um cânion, todos pertencentes a um jovem hadrossauro, com idade estimada de três ou quatro anos. "Eu provavelmente era como a maioria das crianças, tendo o Tyrannosaurus rex como tipo favorito", diz Nathan.

"Mas depois da minha descoberta, prefiro definitivamente o hadrossauro." O conjunto encontrado é cientificamente significativo, diz o museu, porque tem cerca de 69 milhões de anos —e registros desse período são raros.

"Este jovem hadrossauro é uma descoberta muito importante porque vem de um período sobre o qual sabemos muito pouco em relação aos dinossauros ou animais que viviam em Alberta. O achado de Nathan e Dion nos ajudará a preencher essa grande lacuna em nosso conhecimento da evolução dos dinossauros", disse o curador da paleoecologia do museu, François Therrien, em um comunicado.

Nathan diz que gostou de aprender mais sobre como datar ossos de dinossauros e que todo o processo foi "surreal". "Vai ser ótimo ver, depois de meses de trabalho, algo finalmente sair do chão", afirmou o menino.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem