Você viu?

Cientistas inspirados em 'Star Wars' criam pele artificial capaz de ter sensações

Pessoas com membros protéticos sintam textura, temperatura e dor

Dr. Benjamin Tee, líder do grupo de pesquisas sobre nova pele artificial - Joseph Campbell/ Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joseph Campbell
Singapura

Pesquisadores de Singapura desenvolveram uma "pele eletrônica" capaz de recriar a sensação de tato, uma inovação que eles esperam permitir que pessoas com membros protéticos detectem objetos, além de sentir textura ou até temperatura e dor.

O dispositivo, chamado ACES, ou Asynchronous Coded Electronic Skin, é composto por 100 pequenos sensores e tem cerca de 1 cm2 de tamanho.

Os pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura dizem que ele pode processar informações mais rapidamente que o sistema nervoso humano, é capaz de reconhecer de 20 a 30 texturas diferentes e pode ler cartas em braille com mais de 90% de precisão.

"Os humanos precisam deslizar para sentir a textura, mas neste caso a pele, com apenas um toque, é capaz de detectar texturas de rugosidade diferente", disse o líder da equipe de pesquisa Benjamin Tee, acrescentando que os algoritmos de IA (inteligência artificial) permitem que o dispositivo aprenda rapidamente.

Uma demonstração mostrou que o dispositivo pode detectar que uma bola mole era macia e determinar que uma bola de plástico sólida era dura. "Quando você perde o sentido do tato, fica essencialmente entorpecido... e os usuários de próteses enfrentam esse problema", disse Tee.

Ele afirmou que o conceito foi inspirado em uma cena da trilogia de filmes "Star Wars", na qual o personagem Luke Skywalker perde a mão direita e ela é substituída por uma robótica, aparentemente capaz de experimentar sensações de toque novamente.

A tecnologia ainda está em estágio experimental, mas houve "um tremendo interesse", especialmente da comunidade médica, acrescentou Tee.

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem