Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Exposição em Tóquio permitiu que visitantes roubassem obras de arte por dez minutos

Experimento aconteceu na última quinta-feira (9)

Yusuke Hasada com a obra "My Money" do artista Gabin Ito.
Yusuke Hasada com a obra "My Money" do artista Gabin Ito. - Behrouz MEHRI / AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio (Japão)
AFP

Uma galeria de arte de Tóquio sugeriu que os visitantes "roubassem" as obras que quisessem, e, por conseguinte, a exposição durou apenas dez minutos. Como para muitos a cultura era o de menos, boa parte do recolhido acabou em sites de leilão.

Os organizadores acharam que o evento seria bastante confidencial, mas as informações se espalharam rapidamente pelas mídias sociais. Quase 200 pessoas compareceram à abertura do evento, pouco antes da meia-noite da última quinta-feira (9).

Essa exposição funcionou como um "experimento", supostamente para transformar a relação entre artistas e o público, segundo Tota Hasegawa, promotora do projeto, contou à AFP.

Yusuke Hasada, 26, se apossou de uma nota emoldurada de 10.000 ienes (cerca de US$ 93), que fazia parte da instalação "My Money", do artista Gabin Ito. Ele chegou uma hora antes do horário previsto para a abertura. O jovem, um dos poucos que não saiu de mãos vazias, posicionou-se estrategicamente em frente à entrada da galeria.

"Quando eles (os organizadores) anunciaram que abririam antes, todos atrás de mim se apressaram para entrar. Eu quase caí", relatou Hasada à AFP. "Foi aterrorizante", acrescentou. O jovem diz que quer guardar o objeto para decorar o apartamento.

A possibilidade de roubar objetos atrai mais público e dá aos visitantes um certo prazer, o de transgressão, explica Minori Murata, artista que expôs carteiras com dinheiro e cartões de crédito. A sociedade japonesa não tem o costume de desrespeitar as regras e proibições, e a incidência de criminalidade no país é muito baixa.

Outros interesses surgiram com a experiência do "roubo". Poucas horas após o experimento diversos itens da exposição estavam à venda nos sites de leilão, às vezes a preços de até 100.000 ienes (mais de US$ 900).

Yuka Yamauchi, uma engenheira de 35 anos, chegou quando faltavam quinze minutos para a meia-noite, a tempo de ver os outros saírem com as obras. "Faz um tempo que não via tantas pessoas", ressalta Yamauchi.

A maioria dos habitantes de Tóquio evita aglomerações por medo de contrair o novo coronavírus, que na capital japonesa.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem