Você viu?

Estudante morto por enfrentar atirador ganha título de Mestre Jedi em livro da saga 'Star Wars'

Riley Howell foi uma das seis vítimas do massacre em Charlotte, em abril

O estudante Riley Howell, morto em tiroteio
O estudante Riley Howell, morto em tiroteio - Roberson High School via The New York Times
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Riley Howell foi uma das seis vítimas do massacre no campus da Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, em 30 de abril deste ano. E o jovem de 21 anos foi também um herói. Naquela noite, só não houve mais mortos porque o estudante enfrentou o atirador que entrou na sua sala de aula. 

A vítima, que sonhava com a carreira militar, também era fã da franquia "Star Wars", e esse fato chegou aos ouvidos da LucasFilm, produtora da saga, o irmão dele Teddy fez uma declaração ao canal de TV ABC: "Ele é o único garoto de 21 anos que lutaria de bom grado com seu sabre de luz comigo", afirmou o menino.

Para honrar um dos sonhos do jovem, a produtora o homenageou com o título de Mestre Jedi —os mais sábios entre aqueles que lutam contra o lado sombrio da Força— e fez essa menção no livro "Star Wars: The Rise of Skywalker – The Visual Dictionary", lançado junto com a estreia mundial do nono episódio da saga, na última quinta-feira (19). A informação é da revista americana Time. 

O livro inclui uma breve passagem sobre o "Mestre Jedi e historiador Ri-Lee Howell", explicando que ele "coletou muitos dos primeiros relatos de explorações e codificações da Força" no livro Aionomica —que, na saga, é uma coleção de textos sagrados de Mestres Jedi. (A "Aionomica" é citada no filme "Guerra nas Estrelas: Os Últimos Jedi", de 2017.)

A Lucasfilm enviou uma carta à família de Howell, em maio, expressando condolências e revelando que o jovem seria citado na publicação. 

"A coragem e desinteresse de Riley traz à tona os Jedi em todos nós", escreveu o membro da equipe de relações com fãs. "Esperamos que vocês se orgulhem em sua memória. Nos juntamos a vocês em homenagem à sua vida e ao seu exemplo."

Natalie Henry-Howell, a mãe de Riley Howell, disse ao jornal Charlotte Observer que essa é a segunda vez que seu filho aparece em um livro de “Star Wars”. Ela contou que um tio dele fez um livro personalizado para Riley que o colocava no papel principal do episódio "A Ameaça Fantasma".

A mãe do jovem ficou feliz com a nova menção ao filho. "Gosto da maneira como eles deixaram seu sobrenome", diz Henry-Howell. “Acho que ele realmente gostaria isso. Porque, eles poderiam ter dito Ri-Lee ou Jedi Ri-Lee e ficaríamos pensando o tempo todo se era realmente (ele) ou não, mas eles colocaram seu sobrenome lá para realmente honrá-lo. E isso me fez chorar quando soube”.

Toda a família foi ver o novo filme na noite de abertura. Eles trouxeram as cinzas de Howell e deixaram um assento livre para ele. "Acho que ele teria gostado da maneira como a saga terminou", disse sua mãe.

O pai de Lauren, a namorada do jovem homenageado, Kevin Westmoreland, disse que Howell estudou o universo de "Star Wars" durante a maior parte de sua vida.

"Ele tinha um senso muito forte sobre o bem e o mal, e como viver a vida como alguém que cuidava dos outros", disse Westmoreland. "Vê-lo listado como Jedi e como historiador no folclore de 'Guerra nas Estrelas' é uma maneira perfeita de conectá-lo a essa história e aos personagens que ele amava."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem