Você viu?

Casal lituano é bicampeão mundial da competição de 'carregar a mulher nas costas'

Homens enfrentam obstáculos carregando suas mulheres

Vytautas Kirkliauskas carregando sua mulher Neringa Kirkliauskiene
Vytautas Kirkliauskas carregando sua mulher Neringa Kirkliauskiene - Lehtikuva/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O lituano Vytautas Kirkliauskas e a sua mulher, Neringa Kirkliauskiene, venceram, pela segunda vez consecutiva, o 24º Campeonato Mundial da Esposa, também traduzido como competição de "carregar a mulher nas costas", que ocorreu na Finlândia, neste sábado (6).

Na competição deste ano, o casal completou a corrida obstáculos de 253.5 metros em 1,6 minutos, segundo informou a Reuters. Nem todas as duplas que concorrem são formadas por marido e mulher, apesar do nome da competição. 

Todos os anos, o campeonato atrai milhares de visitantes para a Sonkajarvi, cidade de apenas cerca de 4.000 habitantes na região central da Finlândia. 

Tendo conquistado seguidores em todo o mundo, as competições preliminares foram realizadas em países como Estados Unidos, Austrália, Polônia e Grã-Bretanha. 

Entre 24 competidores, o casal lituano ganhou o primeiro lugar. O prêmio é levar em cerveja o equivalente ao peso da mulher que foi carregada. "Eu estava olhando para o relógio e achei que não ia conseguir, mas conseguimos", disse Kirkliauskas à Reuters.

O campeonato nasceu inspirado em uma lenda do século 19 em que Ronkainen the Robber, líder de uma gangue, ordenou que os membros de sua equipe provassem sua coragem carregando sacos de grãos ou porcos. Também se diz que a competição relembra outra lenda da mesma época em que homens costumavam "roubar" suas pretendentes das vilas carregando-as nas costas, segundo informações da AFP. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem