Você viu?

Dia Mundial do Canhoto: Conheça alguns famosos que são mais hábeis com a mão esquerda

Lista inclui nomes como Angelina Jolie, Tom Cruise e Cláudia Raia

Angelina Jolie, uma das celebridades canhotas
Angelina Jolie, uma das celebridades canhotas - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tom Cruise, 53, Angelina Jolie, 43, e Julia Roberts, 50. Além da beleza, da fortuna e das carreiras invejáveis em Hollywood, os três também compartilham a habilidade maior com a mão esquerda. Eles estão entre os famosos que podem ser lembrados neste 13 de agosto, Dia Mundial do Canhoto. 

A data curiosa foi criada no Reino Unido, em 1996, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os desafios que um canhoto enfrenta em uma sociedade onde 90% da população é destra. São utensílios domésticos, instrumentos musicais e componentes tecnológicos feitos para essa maioria e poucas vezes adaptados aos canhotos. 

Já as dificuldades enfrentadas por essas pessoas já foram muito maiores no passado, inclusive com culturas e famílias proibindo o uso da mão esquerda por crianças canhotas. O livro "Mão Direita, Mão Esquerda", do professor de psicologia britânico Chris McManus, aponta indício de preconceito de mais de 100 mil anos.

A ciência ainda não conseguiu apontar o porquê de uma pessoa nascer canhota, mas há estudos que indicam os homens com mais chance de serem canhotos do que as mulheres. Veja abaixo algumas personalidade que são melhores no uso da mão esquerda. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem