Você viu?

Tartaruga mais velha do mundo é homossexual 

Com 186 anos, Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo, recebeu a maior revelação de sua vida: sua parceira há 26 anos, na verdade, era um parceiro.
Com 186 anos, Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo, recebeu a maior revelação de sua vida: sua parceira há 26 anos, na verdade, era um parceiro. - Gianluigi Guercia/ AFP Photo


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo, vivia com Frederica havia 26 anos. Até que, depois de passar por alguns exames, os cuidadores descobriram que Frederica, na verdade, era um macho, o que fez de Jonathan uma tartaruga homossexual.

Com 186 anos, Jonathan vive em Santa Helena, uma ilha que é parte do território ultramarino britânico, e fica a 1.200 costa da Africa do Sul. Ele chegou a ilha aos 30 anos, como presente para um governador. 

De acordo com o jornal "The Times", a tartaruga viveu sozinha na ilha até que, com 80 anos de idade, se apresentava muito irritada, batendo em árvores e interrompendo jogos de cricket no quintal da mansão do governador. 

Assim, em 1991, Johnathan ganhou uma "parceira", com quem o romance logo floresceu. Ele e Frederica acasalavam religiosamente todos os domingos de manhã. No entanto, curiosamente, ao longo de 26 anos, nenhum filhotinho nasceu —o que foi explicado pelos exames recentes.

Jonathan,a tartaruga gigante mais velha do mundo, na grama da mansão do Governador da ilha de Santa Helena.
Jonathan,a tartaruga gigante mais velha do mundo, na grama da mansão do Governador da ilha de Santa Helena. - Gianluigi Guercia/AFP Photo

Quando Frederica foi levada aos médicos para tratar de um machucado no casco, a verdade veio a tona: a tartaruga, na verdade era um macho da espécie. Assim, Johnatan manteve relações homossexuais com durante 26 anos.

As diferenças sexuais entre tartarugas não podem ser facilmente identificadas, se não pelo formato e curvatura do casco na parte inferior (machos costumam ter a "barriga" côncava para acoplar melhor nas costas da fêmea). No entanto, em uma tartaruga tão grande como Frederica (que se tornou Frederico), as diferenças não são tão perceptíveis. 

Por curiosidade, casamentos homossexuais não são permitidos na Ilha de Santa Helena. Em 2016, foi proposta uma lei que permitisse uniões legais de pessoas do mesmo sexo, mas foi negada depois de uma indignação da população local —que é de cerca de 4 mil habitantes 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias