Você viu?

Mulher desaparecida é encontrada nos EUA graças a 'cheiro engarrafado'

Cão farejador da polícia americana conseguiu encontrar mulher em questão de minutos
Cão farejador da polícia americana conseguiu encontrar mulher em questão de minutos - PA


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Uma mulher com demência que havia desaparecido na Flórida foi encontrada pela polícia americana em questão de minutos, graças ao armazenamento de seu cheiro corporal.

O recipiente com o cheiro foi usado pelo cão farejador da polícia para buscar pistas da mulher, que estava ausente de sua casa havia duas horas.

O episódio, ocorrido na noite da última segunda (24), foi comemorado pela polícia americana em uma postagem no Facebook, no qual sugere que mais pessoas engarrafem seus odores corporais caso estejam sob o risco de se perderem.

A mulher, cuja identidade não foi revelada, havia usado um kit profissional de preservação de odores para emergências, capaz de guardar o cheiro corporal de uma pessoa por até sete anos.

O dela havia sido preservado desde janeiro de 2015, de acordo com uma foto do recipiente divulgada pela polícia.

COMO FUNCIONA

Preservar um odor pessoal com o kit profissional requer passar um pequeno tecido acolchoado nas axilas e guardá-lo em uma jarra esterilizada, de forma que o cheiro seja passível de uso por cães farejadores em caso de desaparecimento.

Recipiente com o cheiro da mulher desaparecida serviu de pista para buscar seu paradeiro
Recipiente com o cheiro da mulher desaparecida serviu de pista para buscar seu paradeiro - Citrus County Sheriff's Office

Fabricantes do kit (que custa em torno de US$ 20, ou R$ 63, em lojas virtuais) afirmam que eles são mais eficientes do que peças de roupa, por não serem contaminados pelos odores de outras pessoas e do ambiente.

Cães têm um olfato mais potente que humanos e são treinados por forças de segurança para identificar drogas, pessoas e, em alguns casos, cadáveres.

Algumas corporações policiais ao redor do mundo --como as de China e Alemanha, por exemplo-- guardam amostras de cheiro de suspeitos e de cenas de crimes para ajudar nas investigações.

Mas eles não são infalíveis: em 2006, um levantamento feito em New South Wales, na Austrália, mostrou que apenas um quarto das pessoas pegas por cães farejadores estavam, de fato, carregando drogas.

No caso da última segunda na Flórida, porém, o cão policial Ally foi bem-sucedido em sua missão --e por isso foi recompensado com um sorvete.

Cão Ally foi presenteado com um sorvete após encontrar mulher desaparecida
Cão Ally foi presenteado com um sorvete após encontrar mulher desaparecida - Citrus County Sheriff's Office


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias