Você viu?

Antártida está ficando verde

Temperatura média na Antártida subiu 0,5 grau Celsius por década desde os anos 1950
Temperatura média na Antártida subiu 0,5 grau Celsius por década desde os anos 1950 - Picture Alliance/DPA/Current Biology/P.Boelen


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo Deustche Welle

A Antártida está ficando mais verde devido aos efeitos do aquecimento global, afirmam cientistas num estudo publicado nesta quinta-feira (18) na revista especializada "Current Biology".

O aumento da temperatura teve um efeito dramático no crescimento de musgos no extremo norte da Península Antártica, disse um dos autores do estudo, o cientista Matt Amesbury, da Universidade de Exeter, na Inglaterra.

"Se isso continuar, e por causa da área crescente de terra livre de gelo por causa do desaparecimento das geleiras, a Antártida será mais verde no futuro", acrescentou o pesquisador.

Há quatro anos, os pesquisadores britânicos verificaram mudanças sem precedentes nos musgos do extremo sul da Península Antártica. Segundo Amesbury, o novo estudo mostra que o fenômeno ocorre em toda a península, que é a parte mais setentrional da Antártida e fica relativamente perto da América do Sul.

Amesbury e seus colegas analisaram amostras de solo coberto por musgos, recolhidas nas ilhas Elefante, Ardley e Green, numa distância de 640 quilômetros. Nessa região está a camada de musgos mais grossa e antiga da Antártida, que só tem 0,3% de cobertura vegetal.

As amostras permitiram aos cientistas entender melhor a evolução do clima na região e o crescimento das plantas nos últimos 150 anos. A análise mostrou que o crescimento claramente se acelerou nos últimos 50 anos.

A Península Antártica é uma das regiões mais afetadas pelo aquecimento global. A temperatura média no continente subiu 0,5 grau Celsius por década desde os anos 1950. Chuvas e ventos são mais frequentes hoje.

O diretor do projeto de pesquisa, professor Dan Charman, disse que os ecossistemas na Antártida vão se alterar profundamente com a constante elevação das temperaturas. "Vamos observar como a Antártida vai se tornar cada vez mais verde, a exemplo do que já observamos no Ártico", disse.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias