Você viu?

Perfil do Twitter faz sucesso ironizando processos seletivos absurdos de empresas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Procurar um novo emprego é uma situação complicada para muita gente. Construir um currículo, cumprir os requisitos da vaga e passar por um longo processo seletivo são algumas das etapas que a pessoa precisa passar para voltar ao mercado de trabalho.

"Entrevistamento", um perfil do Twitter com mais de 25 mil seguidores, surgiu justamente fazendo piada com essas situações.

E nada escapa de um publicitário de 21 anos, de São Paulo, que comanda o perfil. Exigências absurdas, gafes nas entrevistas e recrutadores mal-educados são os principais alvos dos seus posts.

“O perfil surgiu após passar por inúmeras entrevistas. Mas uma em particular originou o 'Entrevistamento'. Foi um processo seletivo de 585 etapas em uma grande empresa de cosméticos. E após passar por praticamente todas, a empresa não deu mais resposta. Tivemos de ligar lá para ouvir que não fomos aprovados. Criamos o perfil nesse dia”, conta ao “F5”.

E esse não foi o único perrengue pelo qual o administrador da página —que não quis se identificar— já passou. Ele conta que uma vez, o entrevistador não foi, e ninguém avisou aos candidatos, que precisaram esperar por mais de uma hora até serem dispensados.

Em outra, a luz acabou e precisaram continuar as dinâmicas —outro alvo das piadas— usando lanternas. Assim, mais do que natural os episódios reais sirvam de inspiração.

“Eventualmente, vamos além da realidade, claro, para focar no entretenimento e humor, mas muito do que é visto na página é um puro retrato do mercado”, afirmou.

“Um exemplo são as vagas bizarras que surgem ou os requisitos exorbitantes que são exigidos para um simples estágio”, acrescenta.

Piadas sobre precisar falar inglês, espanhol e outro idioma, além de ter carro e conhecer o pacote de softwares da Adobe para qualquer vaga são frequentes. Assim como os candidatos que só sabem falar sobre o intercâmbio que fizeram.

Nem mesmo o Twitter, onde a página está, escapou. Quem abrir o perfil vai conferir uma pequena entrevista —por enquanto, apenas fictícia— sobre usar a rede.

Com o passar do tempo, o perfil passou a receber relatos de candidatos que também  sofreram na hora de buscar um emprego. Além de alimentar o repertório de zoações, as histórias serviram para que o administrador tivesse uma ideia melhor do que as empresas buscam.

Sem a pretensão de ser um guru do recrutamento, o dono do "Entrevistamentos" dá algumas dicas para quem está em busca de emprego.​

“Muito intercâmbio, indicação e pacote Adobe (imagine o Carlos Alberto de Nóbrega rindo)”, diz.

“Uma das coisas que são levadas em conta realmente é o transporte. A empresa dificilmente vai querer oferecer duas ou três conduções”, acrescenta.

Quanto às empresas, também vale algumas recomendações. “Não contrate somente os sobrinhos”, diz de forma bem-humorada.

“Algo não tão difícil de se ver é encontrar entrevistadores que mal conhecem a vaga, e isso prejudica e muito a seleção”, acrescenta.

Confira algumas piadas do perfil no Twitter:


Perfil faz sucesso no Twitter ironizando entrevistas de emprego
Perfil faz sucesso no Twitter ironizando entrevistas de emprego - Reprodução/Twitter/Entrevistamentos

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias