Você viu?

Alpinista encontra espada viking de 1.200 anos na Noruega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um alpinista encontrou por acaso nas montanhas norueguesas uma espada viking de cerca de 1.200 anos em bom estado, disse o arqueólogo Jostein Aksdal, de Bergen (oeste), onde a peça será exposta.

A espada de ferro, de 80 centímetros, foi encontrada em rochas em uma área do sul da Noruega, e data, provavelmente, "dos primórdios da era viking por volta do fim do século VIII", disse Aksdal.

"Naquela época, todas as espadas eram muito valiosas porque eram armas para pessoas de alto escalão", explicou. "A maioria (dos vikings) se contentava com uma simples faca ou punhal."

Crédito: Bjarte Brask Eriksen/Efe Alpinista encontra espada viking de 1.200 anos na Noruega
Alpinista encontra espada viking de 1.200 anos na Noruega

Sobre as razões pelas quais a espada estava nas montanhas, Aksdal emitiu várias hipóteses: "Há talvez um túmulo, ou foi deixada por um comerciante ou escondida por outros motivos... a imaginação é o limite", disse.

"Alguém morreu nesse local? Foi uma agressão, roubo, assassinato, outra coisa? Não sabemos responder."

O local será escavado amplamente no primeiro semestre do ano que vem, quando o gelo tiver derretido.

O clima seco do local, com temperaturas abaixo de zero em metade do ano, contribuiu para a boa conservação do objeto. Por causa do aquecimento global, que provoca a redução do gelo, o número de descoberta de objetos antigos aumentou, segundo o arqueólogo, já que eles aparecem à superfície.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias