Você viu?

Após Enem, verbete de Simone de Beauvoir na Wikipedia é editado mais de 30 vezes

Parece que o Enem despertou o interesse dos brasileiros por Simone de Beauvoir (1908 - 1986).

O verbete em português sobre a filósofa na Wikipedia foi editado mais de 30 vezes desde sábado (24), quando um trecho de sua principal obra, "O Segundo Sexo", caiu na prova do Enem.

Na internet, a prova foi motivo de polêmica. Além da questão sobre Beauvoir no sábado, o tema da redação de domingo (25) foi sobre a violência de gênero no Brasil.

Segundo o histórico de edições da enciclopédia colaborativa, usuários tentaram "vandalizar" a página, incluindo boatos sobre Beauvoir envolvendo pedofilia. A alteração no verbete originou um barraco online: enquanto editores se apressavam em apagar as informações falsas, outros faziam questão de reincluir.

Histórico de edições do verbete Simone de Beauvoir na Wikipedia
Histórico de edições do verbete Simone de Beauvoir na Wikipedia - Crédito: Reprodução

A disputa começou às 13h do domingo e continuou durante o dia inteiro, até que a página foi "protegida", ou seja, agora só pode ser editada por editores certificados pelo site.

"Foi adicionado informações extras sobre o passado da pessoa", diz uma das primeiras edições. "Desfeita a edição. Descrição indigna", diz a edição seguinte. "Inclusão de informações", teima o editor. "Mudei algumas notícias falsas", rebate o outro.

"Informação falsa e sem fontes, provavelmente acrescentada por alguém que queira desqualificar sua importância histórica" e "O texto foi adulterado por pessoas de má fé" são algumas das justificativas usadas pelo último editor, que conseguiu proteger o verbete por "vandalismo excessivo".

A escritora francesa Simone de Beauvoir
A escritora francesa Simone de Beauvoir - Crédito: Reprodução

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias