Você viu?

Após Enem, verbete de Simone de Beauvoir na Wikipedia é editado mais de 30 vezes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parece que o Enem despertou o interesse dos brasileiros por Simone de Beauvoir (1908 - 1986).

O verbete em português sobre a filósofa na Wikipedia foi editado mais de 30 vezes desde sábado (24), quando um trecho de sua principal obra, "O Segundo Sexo", caiu na prova do Enem.

Na internet, a prova foi motivo de polêmica. Além da questão sobre Beauvoir no sábado, o tema da redação de domingo (25) foi sobre a violência de gênero no Brasil.

Segundo o histórico de edições da enciclopédia colaborativa, usuários tentaram "vandalizar" a página, incluindo boatos sobre Beauvoir envolvendo pedofilia. A alteração no verbete originou um barraco online: enquanto editores se apressavam em apagar as informações falsas, outros faziam questão de reincluir.

Crédito: Reprodução Histórico de edições do verbete Simone de Beauvoir na Wikipedia
Histórico de edições do verbete Simone de Beauvoir na Wikipedia

A disputa começou às 13h do domingo e continuou durante o dia inteiro, até que a página foi "protegida", ou seja, agora só pode ser editada por editores certificados pelo site.

"Foi adicionado informações extras sobre o passado da pessoa", diz uma das primeiras edições. "Desfeita a edição. Descrição indigna", diz a edição seguinte. "Inclusão de informações", teima o editor. "Mudei algumas notícias falsas", rebate o outro.

"Informação falsa e sem fontes, provavelmente acrescentada por alguém que queira desqualificar sua importância histórica" e "O texto foi adulterado por pessoas de má fé" são algumas das justificativas usadas pelo último editor, que conseguiu proteger o verbete por "vandalismo excessivo".

Crédito: Reprodução A escritora francesa Simone de Beauvoir
A escritora francesa Simone de Beauvoir

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias