Você viu?

Bandeira presidencial é substituída por cueca gigante em palácio do governo tcheco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Três membros de um grupo de humor muito crítico ao presidente tcheco Milos Zeman conseguiram no sábado (19) subir no telhado do palácio presidencial em Praga para substituir a bandeira oficial do chefe de Estado por uma cueca vermelha gigante.

"A bandeira de um homem que não sente vergonha por nada ondeia finalmente sobre o Castelo de Praga", escreveu em seu site e página do Facebook o grupo Ztohoven, conhecido por suas atuações provocadoras.

Seus membros afirmam que a cor vermelha da cueca simboliza as relações próximas que, segundo eles, Zeman mantém com Moscou e Pequim. Além de sua orientação pró-russa e pró-chinesa, os opositores do presidente costumam criticar sua linguagem vulgar.

Crédito: Zthoven/Efe Grupo Ztohoven mostra a cueca gigante que substituiu a bandeira tcheca no palácio presidencial em Praga
Grupo Ztohoven mostra a cueca gigante que substituiu a bandeira tcheca no palácio presidencial em Praga

Na tarde de sábado, os três homens, de 33 a 41 anos, subiram no telhado do palácio disfarçados de limpa-chaminés. A polícia os deteve pouco depois e podem ser condenados a até dois anos de prisão.

O porta-voz do presidente, Jiri Ovcacek, criticou no Twitter o "café praguense", termo com o qual Zeman se refere aos intelectuais favoráveis ao seu rival Karel Schwarzenberg durante as presidenciais de 2013, e lamentou que não tenham hesitado "em profanar os símbolos do Estado".

Crédito: Zthoven/Efe Palácio presidencial tcheco tem bandeira substituída por cueca vermelha gigante
Palácio presidencial tcheco tem bandeira substituída por cueca vermelha gigante

O grupo Ztohoven hackeou em junho de 2007 a televisão pública e emitiu imagens de um cogumelo atômico, retiradas de um documentário, para ilustrar a previsão do tempo.

No mesmo ano conseguiu substituir em 50 sinais de trânsito de Praga as habituais figuras verdes e vermelhas por silhuetas cômicas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias