Você viu?

Artista é multado por tingir gêiser de rosa na Islândia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Um artista que criou polêmica ao tingir um famoso gêiser da Islândia de rosa foi multado em 100 mil coroas islandesas (R$ 2,3 mil).

Marco Evaristti, que nasceu no Chile, mas mora na Dinamarca, recusou-se, no entanto, a pagar a quantia. Ele deixou o país no último domingo sem objeção da polícia, informou a edição eletrônica do jornal local Morgunbladid.

Criticado por ambientalistas, ele defendeu seu trabalho, alegando que o corante usado para colorir a nascente termal de rosa era "inofensivo".

Crédito: Marco Evaristti Artista é multado por tingir gêiser de rosa na Islândia
Artista é multado por tingir gêiser de rosa na Islândia

Evaristti, no entanto, disse entender que muitas pessoas que o criticaram queriam mostrar "sua preocupação, cuidado e amor pela natureza".

SAARA

Segundo ele, o trabalho faz parte de um projeto de longo prazo, no qual pretende, entre outras coisas, tingir uma duna do deserto do Saara e uma ovelha. Também de rosa.

Nos últimos dias, Evaristti foi alvo de duras críticas nas redes sociais. Usuários acusaram o artista de arrogância e desrespeito pela Islândia.

"Todos os artistas escolhem sua tela, mas quando essa opção pode prejudicar a natureza, é preciso ter limites", afirmou um usuário na página oficial de Evaristti no Facebook.

Outros usuários, entretanto, defenderam o artista e criticaram o tom do debate.

"Estou constrangida pela maneira como as pessoas estão falando com você", disse uma mulher, que descreveu o gêiser rosa como "lindo e instigante".

"Espero que as pessoas ajam de igual forma quando grandes companhias e governos estejam realmente destruindo a nossa natureza".

Leia mais: Cerveja de 'testículos de baleia defumados' é vendida na Islândia

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias