Você viu?

Chuva de minhocas na Noruega? Entenda o fenômeno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O professor de biologia Karstein Erstard estava esquiando nas montanhas norueguesas quando descobriu algo estranho: milhares de minhocas espalhadas na superfície da neve.

"Quando as encontrei, pareciam mortas, mas então eu peguei algumas com a mão e descobri que estavam vivas", disse ele ao jornal europeu "The Local".

A primeira reação do professor foi imaginar que as minhocas tinham rastejado do solo e subido à superfície da neve, mas ele logo rejeitou essa ideia.

"Em alguns lugares, a espessura seria de 50 cm a um metro, e elas não conseguiriam subir tanto na neve gelada", afirmou Erstard, que estima ter encontrado 10 a 20 minhocas por metro quadrado de neve.

A sua descoberta foi anunciada na televisão norueguesa, no canal NRK. Logo surgiram vários relatos semelhantes em outros lugares do país, comprovando que tinha acontecido uma tempestade disseminando minhocas por vários territórios.

Segundo a rede NRK, o fenômeno também foi documentado em 1923, na Suécia, e em 1957.

Ao contrário da chuva de sapos no filme "Magnólia" (1999), a chuva de minhocas tem explicação. O pesquisador Trond Haraldsen disse ao canal de televisão que, provavelmente, as minhocas estavam pastando em folhas, sendo levadas ao ar por ventos fortes.

Haraldsen afirmou ainda que essa é uma forma de as minhocas disseminarem a espécie. "Elas podem cair em áreas com poucas minhocas e se estabelecerem ali", disse, frisando que, ainda assim, a maioria delas morre nessa operação.

Crédito: Karstein Erstad/Divulgação Minhocas caem do céu na Noruega
Minhocas caem do céu na Noruega

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias