Você viu?

Saiba o que indicavam as palmas das mãos de Hitler, Mussolini e Roosevelt

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A leitura das palmas geralmente traz palpites sobre a sorte no amor, no trabalho e na saúde de cada um. No caso de chefes de Estado, porém, a leitura das mãos também pode (supostamente) ditar o futuro das nações.

É isso, pelo menos, que afirmava um livro escrito em 1938 por um quiromante chamado Josef Ranald, "How to Know People by their Hands" ("Como conhecer as pessoas pelas mãos"), recuperado em uma reportagem de Rebecca Onion, da revista "Slate".

Veja abaixo o que a arte de ler as mãos tem dizer sobre a personalidade de três dos homens mais importantes do século 20, Adolf Hitler, Benito Mussolini e Franklin D. Roosevelt. Com uma coincidência sinistra: os três, que são os primeiros listados no livro, morreram no mesmo ano (1945), sete anos depois de o texto ser publicado.

ADOLF HITLER (1889 - 1945)

"A mão de Adolf Hitler é, em muito sentidos, uma mão de formato decisivo. É do tipo cônico (...) demonstrando emotividade, egoísmo, paixão". O relevo da palma, segundo o livro, mostra ambição e uma propensão ao autoritarismo, pedindo a submissão irrestrita de outras pessoas.

Além disso, o lado direito da mão esquerda demonstraria "humor volátil, variando entre morbidez suicida em alguns momentos e auto-bajulação e megalomania em outros". Nesse caso, Ranald acertou seu diagnóstico, já que Hitler se suicidou com um tiro em 1945.

"A linha da vida de Hitler termina com uma cruz, o que pode ser o sinal de uma morte violenta. A linha da cabeça termina numa ilha, indicando alguma fraqueza – funcional ou orgânica – do cérebro", continua a análise.

E, por fim, uma auto-censura da parte do quiromante: "Não quero fazer uma análise muito detalhada da mão do Hitler, porque temo que algumas pessoas achem que a mão delas é parecida e pensem que elas têm traços semelhantes aos de Hitler".


BENITO MUSSOLINI (1883 - 1945)

Mussolini, assim como Hitler, tinha uma mão "cônica" (veja abaixo a descrição de cada um dos tipos). "As suas mãos mostram ação, movimento, energia sem fim e inquietação".

"O destino de Mussolini é histórico, conquistado por sangue e força e, acredito eu, terá curta duração". As linhas da vida e da cabeça do ditador "mostram perigos, momentos em que ele escapou por pouco da violência".

Um rompimento final na "linha da cabeça" (a que fica logo embaixo dos dedos, perpendicular a eles) mostra que Mussolini não tem como escapar de um relacionamento conturbado com a violência.

FRANKLIN D. ROOSEVELT (1882 - 1945)

A mão de Roosevelt, em espátula, mostra uma pessoa com muita independência, que só consegue se expressar através da ação. "Visões avançadas e liberais combinam com uma mão em espátula (...) os dedos, curtos e pesados, mostram uma habilidade grande de planejamento, uma mente que concebe grandes projetos".

Por causa dos dedos curtos, pode-se dizer que o ex-presidente não era um homem de grande ambição pessoal, embora um relevo alto da palma indique que a sua liderança era forte.


TIPOS DE MÃOS

Segundo a análise de Ranald, as mãos têm cinco formatos principais, além dos formatos mistos.

1. Cônica

A mão cônica é a mão "sensível", dos apreciadores de arte. "É a mão dos sentimentos, não da ação (...) que indica um sonhador introspectivo. Mostra uma vida interior vívida, que pode ser compartilhada através da conversa (...) e indica uma mentalidade rápida, uma percepção intuitiva das ideias, reações ágeis – mas com um interesse que desaparece rapidamente".

Crédito: Reprodução/Modern Age Books Mão cônica
Mão cônica

2. Quadrada

A mão quadrada é o oposto da cônica, demonstrando uma personalidade prática, metódica, de quem tem uma vida planejada. "O sucesso quase sempre acompanha a mão quadrada (...) mas as conquistas são devagares, através do método e da persistência, não por um brilhantismo espontâneo".

Crédito: Reprodução/Modern Age Books Mão quadrada
Mão quadrada

3. Espátula

Uma mão em espátula é sinal de uma vida ativa e enérgica. "As qualidades principais são a energia que não se esgota e a ousadia mental e física. Sempre são pessoas com uma personalidade assertiva, às vezes excêntricas, mas normalmente só muito individualistas".

Crédito: Reprodução/Modern Age Books Mão em espátula
Mão em espátula

4. Nodosa

A mão nodosa também é conhecida como "mão filosófica", com uma estrutura óssea larga. "A pessoa com a mão nodosa se entrega aos assuntos intricados da matemática avançada ou das discussões metafísicas. O bem-estar material não é importante. Ele despreza o sucesso mundano".

Crédito: Reprodução/Modern Age Books Mão nodosa
Mão nodosa

5. Pontuda

A mão pontuda é a "intuitiva", "tem a beleza de porcelana frágil (...) do fervor espiritual". A natureza da mão pontuda é crente, com "a emotividade de uma criança". Não há raiva nem sentimentos de fúria em pessoas assim, que são humildes e perdoam com facilidade, ainda que também se magoem facilmente.

Crédito: Reprodução/Modern Age Books Mão pontuda
Mão pontuda

O livro de Ranald está disponível para leitura gratuita no Archive.org.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias