Você viu?

Oposição em Belarus lança campanha 'Gandalf para presidente'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Um grupo de oposição em Belarus busca uma solução mágica para tentar acabar com o ciclo de poder de Alexander Lukashenko, há 20 anos presidente do país.

"Gandalf para Presidente" é o slogan da campanha do grupo oposicionista Meu País, que conta com 50 mil seguidores nas redes sociais, segundo a imprensa local.

Mas os organizadores reconhecem que o famoso feiticeiro dos livros O Senhor dos Anéis e O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, não pode ser lançado como candidato. Assim, buscam um nome local com qualidades de sabedoria e liderança semelhantes às do personagem.

A escolha de Gandalf foi motivada, segundo os oposicionistas, porque ele é "um bruxo bom e amigo dos hobbits, que, como sabemos, são bielorrussos (como são chamados os naturais de Belarus)". É uma alusão a um estudo que sugeriu que Belarus tem um clima parecido ao do Condado, universo fictício criado por Tolkien.

Crédito: Ator Ian McKellen como Gandalf
Ator Ian McKellen como Gandalf

O grupo diz ter se inspirado na campanha que lançou Darth Vader, o vilão de Guerra nas Estrelas, como candidato presidencial na Ucrânia.

No contexto autoritário de Belarus, no entanto, o feitiço pode se virar contra o feiticeiro: outros candidatos à presidência, como Andrei Sannikau e Alyaksandr Milinkevich, foram detidos, presos e perseguidos por ousar desafiar Lukashenko.

O mandatário também é um aliado próximo à Rússia, que não foi esquecida pelo grupo. Segundo eles, uma das principais tarefas de 'Gandalf' será confrontar "Mordor, que fica em algum lugar perto de Moscou".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias