Você viu?

Brinquedos que permitem 'selfie' para bebês criam dilema moral na Holanda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Como trabalho de conclusão de seus estudos em desenho industrial, a designer holandesa, de 25 anos, preparou uma linha de brinquedos interativos com o objetivo de criticar a exposição de crianças em ferramentas de mídia social.

Um deles é um móbile cuja câmera de vídeo envia automaticamente imagens do berço para o Facebook.

Cornet, porém, foi pega de surpresa pelo fato de que sua tese acabou despertando interesse comercial depois de seu trabalho ter sido exposto na Semana de Desenho Industrial de Eindhoven, na Holanda, um dos principais eventos de design do calendário Europeu.

"É um dilema moral. Minha intenção inicial foi justamente expressar uma crítica a pais que postam fotos de seus filhos nas mídias sociais sem refletir sobre a privacidade das crianças. Por outro lado, há o sucesso potencial de um produto criado por mim e que pode impulsionar minha carreira como designer. O consolo é que não preciso adotar nenhuma atitude extrema", admite Cornet, em entrevista à BBC Brasil.


O trabalho da designer também foi recebido com críticas.

"Houve gente me mandando emails irritados e me acusando de estar fornecendo mais um veículo de invasão de privacidade. Fui chamada de pervertida e tudo", explica Cornet.

"Mas a reação que mais me surpreendeu foi mesmo a de pais que imediatamente quiseram saber quando os brinquedos estariam à venda."

Cornet, no entanto, acredita que os brinquedos pode ser ajustados para utilidades bem mais práticas.

"O móbile, por exemplo, pode servir como uma babá eletrônica. O importante aqui é sabermos que nosso controle sobre como alguém vai usar uma tecnologia é muito menor do que pensamos", acredita a holandesa, que espera ter uma versão comercial pronta nos próximos meses.

Crédito: Reprodução Linha de brinquedos surgiu como uma crítica da designer à exposição de crianças em sites como o Facebook e o Instagram
Linha de brinquedos surgiu como uma crítica da designer à exposição de crianças em sites como o Facebook e o Instagram

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem