Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem

Jornalista Marcos Nogueira estreia coluna com receitas fáceis na Folha

Criador do blog Cozinha Bruta publicará semanalmente no F5

Marcos Nogueira, do blog Cozinha Bruta
Marcos Nogueira, do blog Cozinha Bruta - Zanone Fraissat/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Marcos Nogueira, 51, jornalista e criador do blog Cozinha Bruta, estreia nesta sexta-feira (10) a coluna semanal Receitas do Marcão, no F5, para incentivar os leitores a cozinhar em casa, especialmente quem mora sozinho como ele. A primeira receita será um sorvete de banana e maracujá, que ele diz ser delicioso e muito fácil.

“A coluna nova vai atender um segmento sub-representado nessa coisa de comunicação culinária que é o de receitas para uma pessoa que cozinha para si próprio, que mora sozinha. Mas nem todas as receitas que eu vou dar, obviamente, são com uma porção.”

O jornalista diz que a ideia da coluna surgiu após seguidores da sua página Cozinha Bruta que ele mantém no Instagam pedirem as receitas dos pratos que ele cozinha em casa e compartilha. ”Eu cozinho na verdade de uma forma muito intuitiva. Quando quero fazer uma receita, cozinho coisas que eu tenho na minha cabeça.”

Acostumado a cozinhar desde a adolescência para os amigos em viagens, ele diz que o grande desafio da coluna semanal é ensinar receitas com medidas exatas. ”Eu não fico falando 'vou colocar 200 gramas de frango, meia cebola média'. Eu sou um cara bastante desorganizado com essas coisas”, admite.

Nogueira diz acreditar que a coluna vai ajudá-lo em duas coisas que ele considera falhas na sua atuação como influenciador de gastronomia: dar mais atenção aos detalhes de quantidade e processos e aumentar seu repertório de receitas. “Agora eu tenho que fazer uma receita por semana, vou ter que correr atrás.”

Mesmo sem ter feito um curso completo de culinária, estudar o tema para ele nunca foi um sacrifício. Nogueira sempre leu muito sobre o assunto, participou de aulas para jornalistas e assistiu a programas de culinária. Atualmente, ele busca receitas na internet e diz que, em breve, quer ensinar uma berinjela afegã deliciosa para os leitores.

Mais do que ensinar receitas diferentes e práticas, o jornalista diz que quer contar a história por trás de um prato, evitar desperdício de alimentos e sair do que ele chama de “lugar comum”. O sorvete de banana com maracujá foi feito para evitar o desperdício das frutas maduras.

“Vou pesquisar sites de receitas gringas [para testar] e incentivar os leitores a cozinhar em casa, mesmo quem está sozinho e que muitas vezes é vencido pela preguiça.”

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem