Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem

Médico diz que cirurgia para aumentar pênis traz mais riscos do que benefícios

Faloplastia ficou mais conhecida após sertanejo anunciar que fez a cirurgia

Sertanejo Tiago, que faz dupla com Hugo
Sertanejo Tiago, que faz dupla com Hugo - Instagram/@tiago.hugoetiago
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cantor Tiago, da dupla sertaneja com Hugo, se submeteu a uma faloplastia, cirurgia plástica para aumento peniano, há cerca de uma semana. O artista disse que fez a plástica no órgão para atender a “uma satisfação pessoal e estética”.

O urologista e sexólogo Danilo Galante Moreno, do Hospital São Luiz Itaim, explica que a faloplastia consiste em cortar um ligamento que conecta o pênis ao púbis, que mantém o órgão para cima quando está ereto.

Moreno diz que uma complicação imediata de fazer o corte é que o pênis cai. “Ele fica duro, mas você perde essa capacidade de manter ele ‘olhando’ para cima quando está com ereção.”

Segundo o médico, esteticamente o pênis parece maior após a faloplastia, mas ele aumenta no máximo dois centímetros. Na avaliação de Moreno, não é uma cirurgia que traz ganhos porque o órgão continua quase do mesmo tamanho.

“A gente está falando de uma cirurgia que você está praticamente tratando a cabeça da pessoa e não o pênis. Pacientes muito preocupados com isso, quando [a faloplastia] dá errado, piram de vez”, afirma.

A faloplastia não se resume apenas em aumentar o tamanho do órgão genital masculino. Moreno afirma que muitas pessoas procuram o procedimento cirúrgico para engrossar o membro.

Umas das opções para aumentar o diâmetro do pênis é a injeção de gordura, retirada do próprio paciente, no órgão. “O que a gente sabe é que 70% dessa gordura é reabsorvida pelo [corpo] em alguns meses e ele perde o resultado”, diz.

Outras alternativas são as substâncias sintéticas, como ácido hialurônico, muito utilizado para aumentar lábios, e o PMMA (polimetilmetacrilato), o mesmo usado por Andressa Urach, que teve problemas e foi obrigada a retirar.

“Esse [PMMA] é problemático porque não é fácil modelar o pênis com ele. Tem [risco de] rejeição, infecção e, se o paciente não gostar do resultado cirúrgico, tirar isso é quase impossível”, conta.

Moreno alerta que não é possível aumentar o tamanho da cabeça do pênis, chamada de glande, e isso muitas vezes não é falado para o paciente.

“Você pode fazer o que você quiser que não vai conseguir aumentar o tamanho da glande. Se você engrossar o pênis sem moldar a glande fica uma coisa esquisitíssima."

O urologista afirma que nunca fez a faloplastia, que é considerada experimental e sem evidências científicas pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) e a AUA (Sociedade Americana de Urologia).

“Nunca fiz [a cirurgia de aumento peniano], mas já vi complicações dela. Pessoas que fizeram me procuraram para tirar o PMMA, com infecção de pele e com dor crônica”, lembra.

O médico diz que não indicaria esse tipo de cirurgia para quem não tem um pênis micro, órgão sexual com menos de quatro centímetros. “O custo-benefício não vale a pena, os riscos são maiores do que as vantagens para quem ganha dois centímetros ou engrossa o pênis”.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem