Confira dicas de alimentos para turbinar a mente
Qualidade das bactérias do intestino afeta humor, libido e raciocínio
Durante as refeições, vale a pena se perguntar se o que você está comendo vai te proporcionar um dia com vitalidade, alegria e com poder de foco. Pare um pouco e pense: “Estou consumindo alimentos que fazem bem para a mente?”.
O microbioma ou flora intestinal já é considerado como um órgão do corpo e até como um segundo cérebro. Os cientistas continuam comprovando que a qualidade das bactérias do nosso intestino afeta o humor, a libido, o metabolismo, a imunidade e até nosso raciocínio.
Elas ajudam a definir se estamos gordos ou magros, cheios de energia ou desanimados, se dormimos bem ou temos insônia. Saber que 90% da serotonina, “o hormônio da felicidade”, é fabricada no intestino é fundamental para escolher os alimentos que fazem bem para a mente e que provoquem o nosso bem-estar.
No intestino existem as bactérias chamadas “do bem” e as “do mal”. Quando mantemos a diversidade e o equilíbrio das bactérias do bem, asseguramos nossa saúde física e mental.
ALIMENTOS QUE FAZEM BEM PARA A MENTE TRANSFORMAM VIDAS
Nutrir um microbioma saudável com certos alimentos é mais fácil do que se imagina, e parece que o ioga já sabia isso há milhares de anos.
A concentração da mente e os pensamentos positivos são favorecidos quando a alimentação é baseada em plantas, fermentados, gorduras saudáveis e alimentos frescos. Por isso, a maioria dos praticantes de ioga e meditação adotam dietas vegetarianas ou veganas.
Estes alimentos são altamente recomendados para aqueles que buscam uma vida plena agora e um coração amoroso e pacífico.
ALIMENTOS QUE MATAM AS BACTÉRIAS DO BEM
Os alimentos processados industrialmente, o açúcar, o glúten, os antibióticos e o estresse são considerados os maiores inimigos de uma mente calma e saudável. Você não precisa eliminá-los totalmente da sua dieta, basta diminuir bastante seu consumo e procurar opções mais saudáveis.
Quando as bactérias do bem perdem em proporção para as do mal, os níveis de inflamação das células aumentam, bem como o risco de desenvolver doenças inflamatórias como depressão, diabetes e obesidade.
Namaskar!
Bibliografia: Dr. David Perlmutter, “Amigos da Mente”. Editora Paralela, 2015. | Hospital Oswaldo Cruz.
Comentários
Ver todos os comentários