Viva Bem

Maxitricô, mantas étnicas e livros: Veja dicas para deixar a casa mais aconchegante no frio

Profissionais mostram tendências de decoração do lar para o inverno

Almofadas de pelo e mantas ajudam a deixar ambientes mais aconchegantes
Almofadas de pelo e mantas ajudam a deixar ambientes mais aconchegantes - Africa Studio/StockAdobe
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos dias mais frios é comum querer passar mais tempo em casa. A cama quente e o abrigo das paredes do lar se tornam ainda mais tentadores quando as temperaturas caem. E, com alguns toques de decoração, dá para deixar esses ambientes ainda mais aconchegantes.

"A decoração consegue mudar todo o clima de uma casa", diz o arquiteto Fabrício Forg. "É muito difícil sugerir que a pessoa mude toda a sua decoração por um período, mas é possível incorporar detalhes que fazem a diferença."

Tendo em mente que os dias frios sugerem maior contato com o lar, o profissional toma como foco o conforto e sugere mudanças de tecidos e reposicionamento de objetos, dicas que ele mesmo utiliza em sua casa. 

"Sugiro que o cliente tenha na sala e nos quartos mantas com tramas mais abertas e linhas mais grossas, como a lã, o que chamamos de maxitricô”, diz Forq. Em casa, ele guarda um tapete de linhas mais grossas que usa exclusivamente no inverno. "Você pode colocar capas mais grossas nas almofadas, feitas de linho, suede ou até veludo."

A dica não é limitada apenas à casa. "Acho chique um restaurante que tem uma manta em uma cadeira do lado de fora, por exemplo", diz o arquiteto. "Tudo o que pode trazer aconchego é bem-vindo."

 

As temperaturas baixas também podem pedir por cores de tons mais quentes na decoração, como os vermelhos e vinhos. Para a arquiteta Bárbara Salles, as cores não precisam ser predominantemente quentes, mas é importante que sejam sóbrias –como o verde queimado, azul esverdeado, roxo uva e a moda da vez, terracota, um marrom avermelhado.

Sobre os móveis, Salles afirma que os de formato oval e os sem formas definidas foram e são uma tendência do inverno. Além disso, estão em evidência materiais naturais, como pedras, mármore, cerâmica “in natura” e madeira. 

"O animal print sintético é moda muito forte em Milão, assim como o veludo, que pode ser molhado ou normal", diz Salles. "Você não vai mudar o tecido inteiro do seu sofá, mas pode, por exemplo, mudar as almofadas e comprar mantas para diferentes cômodos. É charmoso por manta no pé do sofá, além da cama."

Dicas rápidas para tornar a casa mais aconchegante nos dias frios

Bárbara Salles e Fabrício Forg indicam mudanças simples que fazem a diferença no lar

  1. LUZES AMARELAS

    A iluminação pode ajudar a criar um clima caloroso dentro da casa, mesmo que não seja um efeito físico, diz Forg

  2. TRAMAS ÉTNICAS

    Produzidas com fios de algodão, as estampas são recomendadas por Forg em tecidos africanos e peruanos, por darem mais ‘vida e calor’ aos dias com menos luz

  3. VELAS

    As velas aromáticas espalhadas pela casa combinam perfeitamente com os dias mais frios, segundo o arquiteto

  4. ALMOFADAS DE PELO OU VELUDO

    Salles indica o uso de almofadas de pelos para deixar o lar mais aconchegante. Também cumprem bem esse papel as capas de veludo

  5. ANIMAL PRINT SINTÉTICO

    Zebra, onças ou girafas servem de inspiração para a decoração nos dias mais frios. Salles indica as estampas sintéticas para mantas, tapetes e capas

  6. OBJETOS COM CARGA AFETIVA

    Para aproveitar o tempo extra em casa, Forg sugere trazer para o campo de visão objetos de decoração como álbuns de fotografia e livros. ‘Pode até investir em louças, já que você fica mais em casa e pode receber pessoas. Nem sempre você precisa deixar as coisas quentes na temperatura - o visual quente e o carinho que você faz para o outro e para si mesmo, já aquece’

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem