Viva Bem

Vareniki é delícia russa recheada de batatas; veja receita

Doce é servido com creme de leite azedo e cebola caramelizada

O tradicional doce russo, Vareniki - Fabio H. Mendes/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karina Matias
São Paulo

Massa caseira recheada com batata. Assim é o vareniki, prato típico da Rús­sia e um dos mais disputados na barra­ca da russa Irina Ignatenko, na Feira Cultural Leste Europeia, que acontece uma vez por mês, aos domingos, na Vila Zelina (zona leste).

O publicitário Eric Kosi­menko, 32, descendente de russos, costuma apreciar o prato com a família. “O meu pai também faz e é uma delícia.”

Em geral, o vareniki é acompanhado da smetana, um creme de leite azedo. “Ele vai com tudo”, diz Eric. Na feira, o prato típico é vendido por R$ 20.

Aprenda a fazer o vareniki

Ingredientes:

Massa

1 kg de farinha de trigo

2 ½ copos de água

1 ovo

1 pitada de sal

Óleo
 

Recheio

De 12 a 14 batatas

¼  de xíc. de leite

2 col. (sopa) de manteiga

Água

Sal a gosto

Óleo

Pimenta-do-reino (opcional)

Folha de louro (opcional)

Modo de preparo:

Misture a farinha, o ovo e o sal, acrescentando a água aos poucos. Use um pouco de óleo para ajudar. Coloque a massa pronta para descansar por meia hora.Para o recheio, descasque e corte em quatro pedaços as batatas. Coloque-as em uma panela em fogo alto, cobertas por água, com uma pitada de sal e um fio de óleo. Se quiser, adicione a folha de louro. Após cinco minutos, deixe em fogo baixo. A batata estará pronta quando desmanchar ao toque de garfo.

Escorra a água e amasse as batatas com um garfo. Acrescente o leite (aquecido), a manteiga, uma pitada de pimenta-do-reino e continue amassando. Acerte o sal. Quando estiver semelhante a um purê, deixe esfriar por 30 minutos.

Retire 1/6 da massa e abra-a, em superfície enfarinhada, com um rolo –o ideal é a espessura de 1 cm. Use o bocal de um copo americano como molde para criar discos a partir dessa massa. Com colher de sobremesa, recheie cada um com o creme de batata e feche-os em meia-lua.

Leve ao congelador em uma tábua. Repita o procedimento no restante da massa.

No dia seguinte, jogue as porções congeladas em água fervente com pitada de sal e fio de óleo. Mexa para não grudar nos fundos. Tampe e deixe por cinco a sete minutos no fogo alto. Abaixe o fogo e retire os varenikis.


Dicas: Deve ser servido quente. Os russos costumam comer com smetana por cima, um creme de leite levemente azedo. Para conseguir efeito semelhante, podem ser usados coalhada seca, iogurte desnatado (não doce) ou requeijão. Também é servido com cebola caramelizada.Se não for preparar no dia seguinte, guarde as porções em saquinho ou recipiente e volte-as ao congelador.

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias