Viva Bem

Redes sociais ajudam a reunir amigos de escola na zona norte de SP

Ex-alunos se reencontram e marcam celebrações anuais

Foto dos ex-alunos das escolas Gabriela e Gutemberg, do Parque Edu Chaves
Turma de veteranos das escolas Gabriela e Gutemberg, do Parque Edu Chaves, costuma se reunir mais de uma vez ao ano - Jardiel Carvalho/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Karina Matias
São Paulo

​Há cerca de oito anos, os amigos Dagnaldo Rios, 60, Francisco Cardoso, 59, e Paulo Negrão, 60, resolveram promover um encontro entre os antigos colegas das escolas Gabriela Mistral e Johann Gutemberg, do Parque Edu Chaves (zona norte).

]O primeiro colégio oferecia ensino fundamental, e o segundo, ensino médio. Então, era comum que a mesma turma estudasse em uma escola e, depois, mudasse para a outra. As primeiras reuniões aconteceram na casa de Rios e começaram tímidas, com poucas pessoas.

Mas, com o passar dos anos e a ajuda dos grupos do Facebook e do WhatsApp, cada vez mais ex-alunos passaram a participar. A última, no ano passado, reuniu em torno de 130 pessoas em uma grande festa, que teve de ser feita em um salão.

Nos encontros, eles matam a saudade, lembram dos bailinhos, dos antigos namoros e dos fatos marcantes que viveram juntos. “A cada cerveja tem que contar uma história”, brinca a psicóloga Maria Auxiliadora Couto Benfica Borin, 60.

Ela lembra de uma apresentação da música “Pavão Misterioso”, que ficou famosa na época. Foi em uma festa junina, ao lado de amigas da escola, como a gerente de vendas Marisa Pereira, 56. "Chega uma certa idade em que os filhos crescem e nós vamos envelhecendo. O que carregamos são essas lembranças. Esses reencontros são uma troca de emoção e de sentimentos muito saudáveis."

Muitos dos antigos colegas de turma chegam a se encontrar até com mais frequência. Para a psicóloga Simone Miranda Rosa, a internet pode ser uma aliada na recuperação de amizades da infância. Só é preciso ter consciência de que, nos grupos de WhatsApp ou Facebook, o respeito a opiniões contrárias deve ser mantido. "Todos devem se sentir confortáveis para emitir pensamentos, além de estar preparados para ouvir ideias contrárias."

O psicólogo Yuri Busin ressalva também que a internet pode dar a falsa impressão de contato próximo com amigos distantes e enfatiza a importância dos encontros presenciais.


Como manter amigos

Esteja presente As facilidades oferecidas pela internet permitem um contato mais próximo entre as pessoas, mas, mesmo assim, é fundamental manter encontros presenciais. Esforce-se para ver os seus amigos, conversar olho no olho, observar as suas reações, trocar carinho

Saiba escutar Ouça o que eles têm a dizer e se mostre interessado pelas suas conquistas e pelos seus desafios diários

Mantenha o diálogo aberto e sincero E saiba respeitar as opiniões contrárias

Conte as novidades sobre a sua vida

Evite julgamentos

Saiba pedir e aceitar desculpas É normal que amizades longas tenham, em algum momento, conflitos ou desavenças. O importante é perceber que isso não significa o fim do relacionamento. Reflita sobre o que provocou o desentendimento e esteja aberto para refazer os laços de amizade

Fontes: Christian Dunker, psicanalista e professor da USP (Universidade de São Paulo); Simone Miranda Rosa, psicóloga; e Yuri Busin, psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental  

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias