Viva Bem

Aprenda a preparar comidas típicas dos países que disputam o Mundial na Rússia

Vareniki russo, caldo verde português e bigos polonês são algumas das receitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karina Matias
São Paulo

Você já comeu um burgogui? E um zapiekanka de bigos? Ou um vareniki? Os nomes podem até soar estranhos, mas se referem a pratos típicos da Coreia do Sul, da Polônia e da Rússia, respectivamente.

Aproveitando o clima de Copa do Mundo, que tal conhecer estas e outras iguarias dos países que participam do torneio? A Revista da Hora foi a restaurantes, entrevistou cozinheiros e descendentes e dá receitas de comidas e aperitivos tradicionais de oito países. Todas são simples de fazer em casa e há opções para os gostos mais variados.

Algumas receitas se caracterizam pelo tempero mais picante, caso do ceviche, do Peru, da quesadilla, do México, e do burgogui, da Coreia, que, aliás, nada mais é do que um churrasco. “É uma carne mais doce. Em geral, a comida coreana é mais condimentada”, diz Suzana Jiae Cho, 44, dona do restaurante Seok Jeong.

E quem disse que a comida francesa é muito cara e requintada? Há opções também acessíveis, como o ratatouille, prato feito com legumes que ficou famoso pela animação de mesmo nome, lançada em 2007.

“É típico do sul da França e fácil de fazer”, diz Alain Uzan, chef do Félix Bistrot.

Há, ainda, caldo verde português, massa russa, lanche polonês e o famoso doce apfelstrudel alemão. Confira e se delicie!

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias