Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

BBB25

BBB 25: Guerreiros de Triavita? Entenda o falso discurso de eliminação de Tadeu

Apresentador inventou 'história grega' para contextualizar a saída de Gabriel

Um apresentador está sorrindo e falando em um programa ao vivo. Ele usa uma jaqueta branca sobre uma camiseta preta. Ao fundo, há um cenário colorido com elementos gráficos e um personagem animado com um olho grande e corpo vermelho.
Tadeu Schmidt fez discurso falso no BBB 25 - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ilha de Triavita? Éris e Atrion? Tadeu Schmidt fez um discurso diferente nesta terça-feira (11), para anunciar Gabriel como o eliminado do quarto Paredão do BBB 25. Aos brothers, ele disse que havia contado uma história da mitologia grega, mas, ao público, confessou que inventou o tal conto.

O apresentador quis alertar os brothers sobre os risco do jogo em grupo sem confrontos diretos, sem abrir mãos das amizades e enfrentar de frente os inimigos. Ele usou como personagem a deusa Éris, que realmente existe, e é conhecida como a deusa da discórdia e do conflito.

Ao fim da eliminação, ele disse que a história não passava de uma invenção. Leia o discurso completo:

"Quando eu terminar, seremos 18. Hoje eu só queria contar uma história para vocês. Não sei se vocês conhecem, é uma história muito famosa da mitologia grega. Os guerreiros de Triavita.

Diz o seguinte: os deuses convocaram os melhores guerreiros da Grécia para uma tarefa heróica. Vieram guerreiros de diversas cidades e entraram em um barco para uma ilha de Triavita.

Foram semanas de viagem. Os guerreiros foram se entrosando e, ao chegar à ilha, eles foram recebidos pela deusa Éris, que apareceu em formato de águia e os convocou para a tarefa. Quem conseguisse seguir Éris até o topo do monte Epitífia, seria premiado com mais ouro do que havia nos cofres de Atenas. Mas apenas um guerreiro seria capaz dessa façanha. Todos os outros sucumbiriam.

No primeiro momento, os guerreiros, que tinham ficado muito próximos durante a viagem, não aceitaram aquilo e decidiram se unir. ‘Vamos ficar juntos, vamos nos proteger, vamos nos defender, vamos todos sobreviver juntos’.

Mas o tempo foi passando, a comida foi acabando, o barco não saía do lugar e foi ficando claro que, juntos, todos morreriam. Ou seguiam a deusa Éris ou sucumbiriam. Mesmo assim, alguns decidiram ficar no barco e evitar o combate. Outros se lançaram no desconhecido e partiram para a batalha.

Enfrentar Éris era arriscadíssimo. Ela assumia a forma de diversos animais perigosos: o urso, o lobo, a águia, o crocodilo, a cobra, o rinoceronte. Mas esses guerreiros tiveram a coragem de enfrentá-la. Uns foram feridos gravemente, outros morreram. E apenas Atriom, o mais sábio e corajoso, seguiu a deusa Éris até o topo da montanha.

O mais surpreendente foi a reação da deusa naquele momento. Éris premiou Atriom, conforme havia prometido fazer ao mais bravo dos guerreiros. Ele recebeu mais ouro do que jamais havia visto na vida. Mas Éris foi além: curou os feridos, trouxe os mortos de volta à vida e também lhes deu ouro como prêmio por sua bravura.

Os guerreiros voltaram para suas cidades e foram celebrados como heróis e suas histórias foram contadas por gerações. Menos os que ficaram no barco e fugiram do combate por medo. Esses enfrentaram o arrependimento eterno e tiveram que viver para sempre a serviço da deusa Aedos, a deusa da vergonha.

É só uma história da mitologia, mas é curioso como, há mais de dois mil anos, o ser humano preza a coragem e despreza a apatia", disse Tadeu.

O apresentador terminou a fala dizendo que o eliminado, Gabriel, não soube aproveitar a oportunidade de estar no BBB. "É que, talvez, você não tenha sido a única pessoa que não aproveitou oportunidades. Bastava ter coragem e enfrentar a deusa Édes", disse ele.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem