Fernanda Concon conta como foi apresentar atração sobre influenciadores: 'Vários insights'
No Chuva de Likes, jovem fala sobre criação de conteúdo com quem, como ela, se dedica a isso
Gravar vídeos de "arrume-se comigo" ou montar um estúdio improvisado no quarto para tirar fotos são algumas coisas que fazem parte da rotina de quem trabalha com a internet. No Chuva de Likes, programa que o canal E! estreia nesta quinta-feira (3), às 22h, o público acompanha como é estar do outro lado da tela.
Quem conduz é a atriz e influenciadora Fernanda Concon. Além de apresentar, ela mergulha nas histórias de quem vive essa realidade. "A gente quis trazer humanidade, prática e um pouco da rotina real deles", explica ela ao F5.
O programa aposta em um formato híbrido de doc-reality, reunindo depoimentos de especialistas e dados sobre o mercado dos criadores de conteúdo com entrevistas, bastidores e dinâmicas com influenciadores. Cada um dos seis episódios da primeira temporada aborda um tema diferente —beleza, moda, humor, fitness, lifestyle e reality shows.
Mesmo com os temas definidos quando entrou para o projeto, ela teve a liberdade para indicar nomes para cada episódio e também conheceu outros criadores que nem imaginava —o que, segundo ela, foi uma das partes mais legais do programa.
"Talvez eu não tivesse aprendido tanto se fossem só nomes que eu já conhecia", explica. Além de ter se identificado com muitos dos relatos, ela destaca que ouvir pessoas com realidades muito diferentes da sua também foi importante para seu crescimento pessoal. "Saí com vários insights sobre o futuro", diz.
Ela também conta que as trocas com outros criadores também ajudaram a reforçar a capacidade de sentir empatia, algo que já exercitava desde cedo por ter sido uma criança e adolescente exposta na mídia pela participação em "Carrossel", novela exibida entre 2012 e 2013 pelo SBT.
Um dos relatos que mais a marcou foi o de Gabi Prado, que falou sobre os ataques que recebeu nas redes sociais após um cancelamento e deu seu depoimento sobre como isso afetou sua saúde mental a ponto de precisar se afastar do trabalho. "A gente olha para os luxos, o reconhecimento, mas esquece o como o impacto ser pesado", diz.
"Ela se emociona muito, eu também me emocionei junto. Existe esse mito de que quem se expõe deve aguentar tudo como se fosse consequência do trabalho. Mas não é bem assim, principalmente porque estamos falando de pessoas."
Fernanda já entendia o peso de se posicionar nas redes. Ela conta que o convite para apresentar o programa surgiu por conta dos vídeos que postava, sempre se posicionando de maneira assertiva.
A atriz reforça que trabalhar com internet vai muito além de apenas curtidas e compartilhamentos. É preciso lembrar que a influência molda como as pessoas vivem, consomem e pensam. Ela defende que, para quem cria conteúdo, estudar também é essencial.
"Sou uma grande defensora de que o conhecimento é a única coisa que ninguém tira de você no final do dia", afirma. Ela diz acreditar que o estudo formal —como uma faculdade— dá ferramentas para entender o próprio negócio, ter senso crítico e saber se posicionar quando for necessário. Ainda assim, sabe que parte desse aprendizado vem da prática: ninguém acerta sempre.
Formada em relações internacionais, a atriz vai iniciar uma pós-graduação em jornalismo e comunicação, algo que diz fazer mais sentido para o momento que vive profissionalmente. Ela aconselha que outros influenciadores também procurem cursos sérios sobre assuntos do seu nicho para se aprofundarem.
"É olhar para o que era ser influenciador nos anos 2000, uma carreira malvista, e entender o que se tornou agora. O programa faz a gente pensar nisso", resume.
Comentários
Ver todos os comentários