Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Alexandre Nero diz por que Marco Aurélio conquistou o Brasil: 'É carismático e sedutor'

No ar em duas novelas simultâneas, ator aposta em personagens ambíguos como o vilão de 'Vale Tudo' que o país não consegue odiar

Um homem está posando em frente a um fundo decorado com a marca da Globoplay e o título "GUERREIROS DO SOL". Ele usa um casaco preto e calças claras, com cabelo grisalho e uma expressão sorridente. O fundo é em tons de laranja e vermelho, com nuvens e o logotipo da Globoplay em destaque.
Nero interpreta o empresário Marco Aurélio em 'Vale Tudo' e o cangaceiro Miguel Inácio na novela 'Guerreiros do Sol' - Manoella Mello/Divulgação/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um pouco antes de "Vale Tudo" estrear no final de março, Alexandre Nero, 55, listou alguns traços de seu Marco Aurélio na trama de Manuela Dias. Ele chamou o empresário de "ambicioso, autoritário, cafajeste, sem filtro, sem noção, machista e grosseiro."

Talvez ele tenha se esquecido algumas características fundamentais da personalidade de seu personagem: ele é extremamente sedutor. E tem um baita senso de humor. Essas cartas escondidas na manga foram sendo mostradas aos poucos e, assim, Marco Aurélio transformou-se no vilão que ninguém consegue odiar na novela das 21h da Globo.

Nero concorda que, no imaginário popular, o Marco Aurélio de 2025 seria mais cruel do que o de 1988, interpretado por Reginaldo Faria. "Era isso que se esperava, né? O mundo mudou e as relações pessoais ficaram mais duras. Só que a Manuela resolveu não fazê-lo tão terrível, e aí surge esse cara carismático, sensível e sedutor", analisa.

Ele vai além. "A sedução não tem a ver só com homem e mulher. Tem a ver com fascínio, com encantamento... Os picaretas são extremamente sedutores. Quem vai dar dinheiro para um cara que não é sedutor, né? Políticos são supersedutores."

O ator diz que rejeita a pecha de vilão e diz que Marco Aurélio se dá a chance de aprender e mudar. "Acho que a dramaturgia brasileira já passou essa fase infantojuvenil, sabe? Essa coisa de vilão ou mocinho. O que estamos querendo mostrar são as humanidades, as pessoas normais que têm seus maus lados e seus bons lados".

Se, por um lado, seu personagem maltrata os funcionários e desvia dinheiro da empresa em que trabalha, por outro, é atencioso e carinhoso com a sobrinha e afetuoso com a namorada (ex do primo, diga-se de passagem), após ela revelar que com ele teve o primeiro orgasmo.

Ele então explica: "O trabalho do ator é defender o personagem. O juiz é o público, e eu sou o advogado. A minha defesa é fazer com que as pessoas gostem desse cara. Se quiserem que o odeiem, é com a Manuela (risos)."

Nero também pode ser visto em "Guerreiros do Sol", novela gravada em 2023 e que começou a ser exibida no Globoplay Novelas (novo nome do canal Viva) e estreou na plataforma de streaming da Globo na quinta-feira (11).

Na história, criada por George Moura e Sérgio Goldenberg, livremente inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita, o ator paranaense interpreta o líder do bando de cangaceiros, Miguel Ignácio. "Ele é um cara bom que mata gente. Ele é bom ou ruim? A gente volta à dualidade do vilão e do mocinho, né? O mundo não é feito de mocinhos e vilões. As pessoas boas também têm os seus maus lados."

Nero contou mais sobre o personagem. "Ele é um homem reto, sem meias palavras e que enxerga em Josué (Thomás Aquino), que nunca tinha sido violento até a morte de seu pai, um homem apto a ser o líder. Um sucessor", adianta.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem