Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

TV Aparecida: Confira a programação para celebrar a Padroeira do Brasil

Emissora religiosa exibe missas, musicais, filmes e reportagens

Especial musical

Especial musical "Fortes na Fé", da TV Aparecida Mariana Joffre/TVAparecida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​​​O dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, é celebrado na terça-feira (12), mas a TV Aparecida já exibe uma programação especial do Santuário Nacional para celebrar a data.

A pesca considerada milagrosa, quando três humildes pescadores encontraram a imagem da santa no rio Paraíba, em 1717, será reconstituída ao som de “O Milagre de Aparecida”, do padre Ronoaldo Pelaquin.

Um clipe com a encenação será gravado para a abertura do programa Central da Padroeira e exibido a partir da terça-feira. Mariangela Zan, Tonho Prado, Bete Ribeiro, Jéssica Fernandes e Juliana Luz são alguns nomes da emissora que representarão os personagens da história.

“[No clipe] Vou interpretar uma das lavadeiras da beira do rio, que presenciou a pesca da imagem de Nossa Senhora Aparecida. E olha, já aviso, o clipe está ficando lindo demais”, afirma ao F5 Mariangela, cantora e apresentadora do Aparecida Sertaneja, exibido às segundas-feiras, às 19h30.

Em outro clipe, o padre Antônio Maria cantará “Senhora, Recebe os Dons”, do maestro Júlio Ricarte, gravado no interior de uma das capelas do Santuário Nacional. O religioso e apresentador também fará dueto com o padre Paulinho Morais nos musicais da Central da Padroeira.

Mariangela também vai participar dessa atração. “Sim, estarei na Central da Padroeira atendendo aos telespectadores devotos de Nossa Senhora e também cantando músicas em louvor à Nossa Mãezinha. Será um dia muito especial.”

A apresentadora conta, ainda, como tem sido a recepção do púbico ao Aparecida Sertaneja. “Graças a Deus o público ama o Aparecida Sertaneja, um programa que traz o melhor da música sertaneja e o melhor da música brasileira, pois valorizamos a cultura do nosso país.”

Ela conta que a atração que comanda tem momento de oração e a interação do público, via redes sociais, na hora do programa ao vivo. “Isso nos faz sentir todo o calor da emoção do público em seus lares, nos assistindo e interagindo. São milhares de mensagens por programa. Cada semana uma alegria nova.”

FOTOS E CELEBRAÇÕES

Durante a Novena, o público também poderá interagir pelas redes sociais enviando fotos de si ou com a família usando a #EuNaNovena.

Elas serão mostradas na tela durante essas celebrações, que vão ao ar diariamente, às 15h e às 19h, direto do Santuário Nacional.

Outra novidade é a disponibilização do recurso de áudio descrição, ao vivo, na Missa Solene (às 9h) e na Missa das Crianças (às 12h), transmitidas no dia 12 de outubro.

O jornalismo da TV Aparecida produziu a reportagem “Peregrinos da Comunicação”, na qual repórteres e apresentadores vão se unir aos devotos em peregrinação pelas estradas até Aparecida.

São pessoas que vão a pé, de bicicleta ou em ônibus, reproduzindo o que já acontece desde o encontro da imagem em 1717, retratando os devotos que percorrem a capital mariana da fé.

Alan Patrick, diretor de programação e apresentador do programa semanal Sábado no Santuário, afirma que o dia 12 de outubro é uma data importante para o Brasil e para a TV Aparecida.

“Temos a honra de ser o canal da Padroeira da nação. Para este ano, além da novena diária, teremos transmissões das missas e a inserção da movimentação dos devotos no Santuário Nacional ao longo de toda a programação”, afirma.

O irmão Alan Patrick, como é conhecido, destaca ainda o programa Bênção da Mãe, às 20h30. Através do número de telefone 0300 210 1210, os devotos poderão pedir, ao vivo, as bênçãos da Mãe Aparecida.

A atração será apresentada pelos padres Camilo Júnior e Reinaldo Beijamim e irá ao ar todos os dias, logo após a novena solene.

“Outro especial é o ‘Fortes na Fé - Musical’, no qual eu e outros missionários redentoristas entoamos canções populares religiosas, que marcam a fé e a devoção do povo brasileiro’, finaliza Patrick.

SHOWS SEM PÚBLICO

O irmão Alan Patrick afirma que pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, a TV Aparecida optou por não fazer shows abertos ao público para evitar aglomerações.

“Mas tudo [que vai ser transmitido na TV] foi produzido com muita dedicação e carinho para que o telespectador, de casa, participe e sinta-se dentro do Santuário Nacional, vivendo com emoção a alegria de ser devoto, com as homenagens que prestaremos a Nossa Senhora”, afirma Alan Patrick.

O diretor de programação e apresentador do Sábado no Santuário conta que no especial “Fortes na Fé- o Musical” serão entoadas canções religiosas como “Vinde Todos a Missão” (DR), “Na Casa da Mãe Aparecida” (irmã Míria T. Kolling), “Daí Vossa Bênção - O Missionário” (padre Ronoaldo Pelaquin) e “Viver e Crescer em Comunidade” (padre Ronoaldo Pelaquin), entre outras.

Patrick afirma ainda que a preparação para o musical é um encontro “muito abençoado” com os confrades redentoristas. “Eles dedicam a sua vida à comunicação do amor de Deus ao povo brasileiro e evangelização católica, com um importante objetivo: homenagear a Mãe Aparecida”, afirma o irmão.

Esse projeto teve a sua primeira versão há três anos. “Devido ao sucesso, decidimos produzir um especial agora. Preparamos e selecionamos as músicas junto a produção do musical e, no dia, contamos com o acompanhamento da talentosíssima banda da TV Aparecida e os backing vocals Júnior Campos e Elaine Guimarães, cantores e organistas do Santuário Nacional”, finaliza Alan Patrick.

Confira a programação:


Dia 12 de outubro

* Cinema da Fé: “Maria, Mãe de Jesus”
O filme inédito é exibido em duas partes: dia 11, às 22h e dia 12, às 22h30


Programação especial

* Terço Solene, às 6h15 (com missionários redentoristas)
* Missa de Aparecida (Santuário Nacional), às 7h
* Central da Padroeira, às 8h
* Missa solene (Santuário Nacional), às 9h
* Central da Padroeira, às 11h
* Missa das Crianças (Santuário Nacional), às 12h
* Central da Padroeira, às 13h
* Consagração solene a Nossa Senhora Aparecida, às 15h (Basílica Histórica)
* Central da Padroeira, às 16h
* Oração do Ângelus, às 18h (Basílica Histórica)
* Central da Padroeira, às 18h45
* Procissão e Missa de Encerramento, às 19h (Santuário Nacional)
* Especial do Jornalismo “Peregrinos da Comunicação”, às 21h
* Cinema da Fé: “Maria, Mãe de Jesus”, às 22h30 (parte 2)

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem