Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Participante do Big Brother Portugal é expulso por reproduzir saudação nazista

'Não fazia a mínima ideia de que isto ia ter esta proporção', afirmou Teixeira

Hélder Teixeira
Hélder Teixeira foi expulso do Big Brother Portugal - Instagram/helderkicker
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O participante do Big Brother Portugal, Hélder Teixeira, foi expulso do programa nesta quinta-feira (28) após reproduzir várias vezes a saudação nazista e realizar insultos homofóbicos, racistas e sexistas. O anúncio de sua expulsão aconteceu ao vivo.

Hélder já havia estado no reality show em 2020, e agora era parte da edição Duplo Impacto, que reúne ex-participantes de temporadas anteriores do Big Brother Portugal. Ele foi visto em diversos vídeos levantando os braços como na famosa saudação dos nazistas, que ascendeu durante a Segunda Guerra Mundial, sob comando de Adolf Hitler.

Os colegas de confinamento alertaram o participante sobre seus atos. "Abaixe o braço. Não faça isso, que isso é péssimo", disse Helena Patrício, que está na edição. “Não é grave nada, faz parte da história”, respondeu o português.

A emissora TVI decidiu anunciar ao vivo a expulsão, através de um recado do Big Boss. "Há temas com os quais nunca podemos brincar, correndo o risco de os desvalorizar ou banalizar. O gesto que você fez simboliza milhões de mortos", disse, "Por tudo isso, Hélder, deixou de ser bem-vindo na minha casa. Está expulso do Duplo Impacto. Pode se despedir dos seus companheiros e deixar a minha casa."

"No Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, Hélder replicou uma conhecida saudação nazi depois de já o ter feito anteriormente e ter sido avisado por Quinaz e Helena quanto à gravidade do seu comportamento. O concorrente de Santa Maria da Feira parece não ter entendido a gravidade da situação e repetiu vários gestos inaceitáveis alusivos a esse marco tão negativo da história", disse a TVI, em comunicado à imprensa.

Após a saída do programa, Hélder Teixeira declarou que não esperava que isso fosse acontecer. "Não estava a espera de nada. De todo. Quando acontece uma situação desta somos avisados. Como eu sou de tal forma brincalhão e já fiz tantas vezes este gesto, não fazia a mínima ideia que isto ia ter esta proporção. Juro pela minha família."

Na edição de 2020, Teixeira já havia feito insultos homofóbicos e sexistas, e quando foi questionado sobre suas atitudes contra a comunidade LGBT, ele respondeu: "eu tenho muitos amigos que são…" referindo-se aos gays.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem