Televisão

Netflix diz que doação ajudou mais de 5.000 profissionais do setor audiovisual

Fundo emergencial auxiliou trabalhadores dos 27 estados

A plataforma Netflix - REUTERS
São Paulo

O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) anuncia o encerramento do Fundo Emergencial Covid-19 após quatro meses. Criado por meio de uma doação de R$ 5 milhões da Netflix, o fundo deu auxílio pontual a 5.000 trabalhadores e freelancers da indústria cinematográfica e televisiva de todos os 27 estados do país.

“Tem sido extremamente gratificante fazer este trabalho para nossos colegas nos últimos quatro meses. O ICAB continuará promovendo e desenvolvendo a indústria audiovisual no Brasil, fortalecido pela solidariedade que encontramos em um setor que se uniu”, disse o diretor-executivo do instituto, Mauro Garcia.

Entre os que receberam a ajuda de R$ 1.045 estão profissionais de mais de 850 produções afetadas e de mais de 90 posições diferentes no setor, como assistentes de produção, assistente de direção, equipe de câmera, motoristas, editores, assistente de figurino, assistente de arte, contrarregra, eletricista e outras.

No começo da pandemia, em 20 de março, a Netflix informava que havia criado um fundo para ajudar pessoas que trabalhavam em produção de cinema e televisão que foram suspensas devido ao coronavírus.

Centenas de milhares de pessoas do elenco e equipe de produções de todo o mundo perderam o emprego, incluindo eletricistas, carpinteiros, motoristas e outros trabalhadores que ganham por hora.

O maior serviço de streaming do mundo disse que a maior parte do fundo seria destinada às pessoas mais atingidas em suas próprias produções. A assistência seria prestada além das duas semanas de pagamento que a empresa prometera a trabalhadores em produções que foram suspensas.

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem