Televisão

Record tira Hoje em Dia e Xuxa dos domingos, mas mantém Faro; TV Cultura para gravações

Globo e SBT também já anunciaram mudanças na programação

Xuxa Meneghel, apresentadora do The Four Brasil - Antonio Chahestian /SBT
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais uma mudança foi anunciada na programação da Record nesta quarta-feira (18), em decorrência do risco de disseminação do novo coronavírus. Agora, são os programas Hoje em Dia e The Four Brasil que deixarão a grade dos domingos, já no próximo final de semana.

Com isso, a manhã de domingo terá programação infantil, seguida pelo Domingo Show, apresentado por Sabrina Sato, que começará às 12h45 e não mais às 11h; pela Hora do Faro, à partir das 15h15; e depois Domingo Espetacular, já às 19h45.

The Four Brasil, apresentado por Xuxa, ficará às 22h30 de quarta, deixando os domingos apenas duas semanas depois de iniciar nesse novo horário. A segunda temporada do programa marcava o retorno de Xuxa ao final de semana após 12 anos. Sua última atração dominical foi Conexão Xuxa (Globo), que ficou no ar de dezembro de 2007 a 11 de janeiro de 2008.

A Record já tinha anunciado a suspensão das plateias em seus programas. Nesta quarta, ela disse que os optou por não deixar essas atrações que ficarão sem público ao vivo fora dos domingos. A emissora, no entanto, não disse o porquê nem por que manteria a Hora do Faro, que também tem plateia originalmente, não mudará.

Devido ao Covid-19, a Record já suspendeu as gravações das novelas “Amor Sem Igual” e “Gênesis” que acontecem nos estúdios da Casablanca, no Rio de Janeiro. As cenas de “Gênesis” feitas no Marrocos, no entanto, estão mantidas por enquanto. Ela também anunciou o especial Coronavírus - Plantão para este domingo.

A Record TV reafirma o seu compromisso de permanecer colaborando com as autoridades e seguirá tomando medidas que preservem a saúde dos seus funcionários para auxiliar no combate à expansão da atual pandemia”, diz um comunicado da emissora.

“Durante a nossa programação, vamos informar nossos telespectadores e anunciantes sobre as mudanças necessárias. Estamos atentos a todos os desdobramentos provocados pelo novo Coronavírus (covid-19) e vamos colaborar de todas as formas para conter esta pandemia.”

TV CULTURA

A TV Cultura também anunciou a suspensão das gravações de todos os seus programas de variedades, por conta do novo coronavírus. Com isso, serão veiculadas reprises e programas inéditos que já estavam gravados.

São afetados pela medida programas como Quintal da Cultura, Metrópolis, Papo de Mãe, Cultura Livre e Sr. Brasil. Na próxima semana, a programação ainda deverá ser enriquecida com mais atrações de entretenimento, que deverão ser anunciadas ainda nesta semana.

A emissora afirmou ainda que todos os colaboradores com mais e 70 anos foram afastados do trabalho por 15 dias, assim como a maioria daqueles com mais de 60. “Só não foram afastados ainda profissionais imprescindíveis para o funcionamento das emissoras, mas deverão ser substituídos em breve”.

GLOBO E SBT

Outras emissoras também fizera mudanças em sua programação por causa do novo coronavírus. O SBT, por exemplo, suspendeu as gravações da segunda fase da novela infantojuvenil “As Aventuras de Poliana”. De acordo com o canal, a ideia é “assegurar a saúde de seus colaboradores, visitantes, elenco e demais pessoas ligadas à emissora” por causa do novo coronavírus.

Já as gravações dos programas da grade serão suspensas a partir da próxima segunda-feira (23). Jornalismo e Fofocalizando permanecerão informando e prestando serviços.

Atrações como A Praça É Nossa, Ratinho, Silvio Santos e Roda a Roda vão aparecer na programação com reprises. Alguns deles ainda têm inéditos à frente. Não há um prazo para que tudo retorne à normalidade.

O Domingo Legal será ao vivo e sem plateia neste próximo domingo (22). Nas próximas semanas serão exibidos melhores momentos.

Já a Globo decidiu suspender os shows ao vivo do The Voice Kids por causa do avanço do novo coronavírus. A partir deste domingo (22) e pelos próximos quatro fins de semana, um compacto do reality, com os melhores momentos desta quinta temporada serão exibidos, segundo informou em nota a emissora.

"Vale destacar que o início da etapa ao vivo do The Voice Kids começaria apenas no dia 29 de março, já que no dia 22 a previsão era a exibição do GP do Bahrein, também cancelado por conta da pandemia.
A conclusão da fase final do reality ainda está sendo definida e está prevista para ir ao ar após o término das edições especiais", diz a nota da Globo.

A emissora já tinha confirmado a paralisação das gravações de suas novelas no ar: "Salve-se quem Puder", "Amor de Mãe" e "Nos Tempos do Imperador". Essa última, que deveria estrear no dia 30 de março no lugar de "Éramos Seis", teve sua ida ao ar adiada.

A partir do dia 30 de março, na faixa das seis, a emissora exibirá uma versão compacta de "Novo Mundo", de 2017. Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson e com direção artística de Vinicius Coimbra, a novela retrata a transformação do Brasil com a chegada da família real portuguesa. A trama é ambientada no período que antecede a história de "Nos Tempos do Imperador", dos mesmos criadores.

Também no dia 30 de março, começa a ir ao ar uma versão compactada de "Totalmente Demais" (2015-2016), na faixa das sete, no lugar de "Salve-se quem Puder", que segue em exibição até dia 28 e depois terá uma pausa.

Já "Amor de Mãe" será exibida até este sábado (21), quando sua primeira fase chega ao ápice. A segunda etapa da novela será temporariamente suspensa e, a partir de segunda-feira (23), irá ao ar uma versão compacta de "Fina Estampa", de 2011, escrita por Aguinaldo Silva com direção de núcleo de Wolf Maia.

A Globo também decidiu suspender os programas Encontro com Fátima Bernardes, Globo Esporte e Se Joga para dar mais espaço para cobertura jornalística da pandemia do coronavírus. O programa Mais Você, de Ana Maria Braga, já havia sido retirado da grade nesta segunda (16).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem