Televisão

Daniel emplaca 'Casava de novo' como música-tema da novela 'Ouro Verde'

Trama da Band estreia na próxima segunda-feira (15)

Daniel cantando
Cantor Daniel - fotos de divulgação do cantor em shows pelo Brasil - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A música mais recente do cantor Daniel, "Casava de Novo" será tema da novela portuguesa "Ouro Verde", que estreia nesta segunda-feira (15), na Band, às 20h20. "Foi uma coincidência incrível. Lancei essa música há dois meses e eles estavam em busca de uma canção que tivesse a ver com a história do personagem", conta Daniel.

O protagonista da novela é o ator português Diogo Morgado, que interpreta Zé Maria, um homem em busca de vingança, mas que acaba se reencontrando com um amor antigo. Em Portugal, a música tema da novela é "Do You No Wrong", do cantor português Richie Campbell. 

Daniel afirma que é noveleiro e que vai fazer de tudo para acompanhar a trama. "Vi cenas da Amazônia, de Portugal, há diversos atores brasileiros no elenco, não quero perder", afirmou o cantor, que teve outras canções em trilhas de novelas. 

"A última foi 'Maravida', já faz um tempo já, música feita ainda com o saudoso João Paulo", fala o cantor, lembrando o parceiro que morreu, em 1997. A canção foi abertura da novela "Amor à Vida", de 2013. O cantor ainda participou da novela "América" (Globo), em 2005, que tinha a canção "Os Amantes". 

Daniel conta que suas músicas sempre entraram naturalmente na trilha das novelas, que acaba casando com temas de personagens, algumas até bem em cima da hora. "Foi a música 'Pirilume', feita para a dupla Pirilampo e Saracura, interpretada por Almir Sater e Sérgio Reis em 'O Rei do Gado'. Eu e João Paulo fazíamos 25 shows por mês, e eles pediram para gravar de um dia para o outro. A gente estava tão rouco, que tivemos de inverter as vozes", lembra Daniel.

SOBRE A NOVELA

A portuguesa Maria João Costa, autora da novela "Ouro Verde" (Band), venceu o Emmy em sua primeira novela. Ela afirma que apostou em uma história mais comum para a novela porque seria arriscado criar algo muito diferente em sua primeira vez. Mesmo assim, acertou ao usar um formato mais moderno. "É uma novela clássica de vingança e de amor, mas numa linguagem, não diria que é de série, mas muito mais rápida", diz Costa. 

"Ouro Verde" foi uma das primeiras tramas em que mocinhos e vilões têm qualidades e defeitos, com personalidades mais profundas, recurso já utilizado há algum tempo no Brasil. Questionada sobre as comparações à novela brasileira "Avenida Brasil" (Globo), Costa diz que não houve inspiração.

"O protagonista que muda de identidade e volta para se vingar não é algo novo. Temos se olhar lá atras, na inspiração de Conde de Monte Cristo, e se fosse para comparar faria mais sentido lembrar de 'O Outro Lado do Paraíso', que teve referência clara à obra", explica Costa.

Como as novelas brasileiras, "Ouro Verde" é recheada de polêmicas. Umas delas se refere a uma médica que sofre da doença de Crohn, enfermidade inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo, e que foi criticada por médicos portugueses. "É uma falsa polêmica, porque a história foi inspirada em um caso real de uma médica que reagiu de uma certa forma à doença."

O grande problema mesmo foi com os veganos. "Com os 'vegans' foi um grande problema, mas porque é uma personagem que comia carne escondido", conta a autora. 

 

VERSÃO ORIGINAL NO STREAMING

A novela portuguesa "Ouro Verde", pode ser vista em formato maratona na plataforma de streaming Looke. Todos os capítulos serão disponibilizados no dia da estreia da novela, a partir das 20h20, horário de exibição da trama. A diferença é que na internet, a novela não será dublada. 

O Looke fez uma parceria direta com o canal português TVI. É a primeira vez que uma plataforma de streaming brasileira disponibiliza uma novela completa, antes mesmo dos capítulos serem exibidos na TV.

"Queremos estar na vanguarda do mercado brasileiro de streaming. Estamos em um movimento de buscar cada vez mais conteúdos inéditos e investir no nosso catálogo de assinatura para dar ao consumidor cada vez mais opções de qualidade", afirma Luiz Bannitz, diretor de conteúdo e negócios do Looke. 

Para ter acesso à novela completa, é preciso ser assinante da plataforma. A assinatura mais simples, que dá acesso a uma tela por vez, é de R$ 16,90.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem