Televisão

Band quer conquistar audiência com 'Ouro Verde', que será dublada em português do Brasil

Autora da novela fala sobre comparações com 'Avenida Brasil'

 O protagonista perde toda a família em uma chacina e volta para se vingar - noiva tenta salvar vítima de tiro (protagonista)
O protagonista perde toda a família em uma chacina e volta para se vingar - noiva tenta salvar vítima de tiro (protagonista) - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Estreia nesta segunda-feira (15), às 20h20, na Band, a novela portuguesa "Ouro Verde" (Band). A emissora que estava apostando nos títulos turcos, agora faz um investimento um pouco mais ousado. 

A expectativa de sucesso é grande porque a autora estreante Maria João Costa venceu o Emmy de melhor novela internacional com esse trabalho. A última turca exibida pela Band foi "Minha Vida", que manteve os 3 pontos no Ibope, o que a emissora considera satisfatório.

A expectativa, no entanto, é que o público aumente com a trama de vingança, que já foi comparada ao sucesso nacional "Avenida Brasil", de 2012, mas ela nega as referências. A novela, protagonizada pelo galã Diogo Morgado (Zé Maria), tem cenas gravadas no Brasil e com brasileiros no elenco, como Silvia Pfeifer, 61, Zezé Motta, 75 e Gracindo Junior, 76. 

Costa afirma que a trama narra uma história clássica de vingança, mas em uma velocidade mais rápida. "Por isso, o público não perdia um capítulo", avisa a autora, mas que esses aspectos não fazem dela uma novela inspirada em "Avenida Brasil", de João Emanuel Carneiro. 

A autora defende que é sempre mais saudável comparar um trabalho à inspiração mais antiga que exista e que "a história em que o protagonista muda de identidade e volta para se vingar não é algo novo". 

Para a autora portuguesa, tanto "Avenida Brasil", como "O Outro Lado do Paraíso" (2018) tiveram como base "O Conde de Montecristo", obra de 1844, de Alexandre Dumas (1802-1870). "Se fosse para ter uma comparação, faria mais sentido que fosse com a trama de Walcyr Carrasco que teve a história declaradamente inspirada na obra de Dumas", afirma Costa. 

A trama fará uma ponte entre Brasil e Portugal já na primeira semana, quando o protagonista Zé Maria tem sua família toda assassinada. Ele sobrevive, mas resolve se passar de morto e foge para o Brasil. Aqui, ele muda de identidade para Jorge Monforte. Ao longo da história, o personagem vai e volta para Portugal. 

Como o sotaque português pode ser difícil de compreender pela velocidade em que os atores falam, a Band optou por dublar a novela. Só algumas cenas ficaram de fora da dublagem. Algumas porque os atores estavam falando em um tom compreensível e outras porque fazia sentido naquela cena ter o sotaque português. 

"Até mesmo o Diogo terá falas em que ele fala de um jeito mais brasileiro, porque o personagem dele estará vivendo aqui no país escondido, em sua nova identidade. E quando ele retoma contato com pessoas em Portugal, ele falará naturalmente no seu sotaque", explica Costa. 

Na Band, o público poderá assistir a versão original em português de Portugal (apertando a tecla SAP) ou a versão dublada. A produção original também estará disponível na plataforma brasileira de streaming Looke com áudio original. 

MÚSICA DE DANIEL SERÁ TEMA DA NOVELA

A música mais recente do cantor Daniel, "Casava de Novo" será tema da novela portuguesa "Ouro Verde", que estreia nesta segunda-feira (15), na Band, às 20h20. "Foi uma coincidência incrível. Lancei essa música há dois meses e eles estavam em busca de uma canção que tivesse a ver com a história do personagem", conta Daniel.

O protagonista da novela é o ator português Diogo Morgado, que interpreta Zé Maria, um homem em busca de vingança, mas que acaba se reencontrando com um amor antigo. Em Portugal, a música tema da novela é "Do You No Wrong", do cantor português Richie Campbell. 

Daniel afirma que é noveleiro e que vai fazer de tudo para acompanhar a trama. "Vi cenas da Amazônia, de Portugal, há diversos atores brasileiros no elenco, não quero perder", afirmou o cantor, que teve outras canções em trilhas de novelas. 

"A última foi 'Maravida', já faz um tempo já, música feita ainda com o saudoso João Paulo", fala o cantor, lembrando o parceiro que morreu, em 1997. A canção foi abertura da novela "Amor à Vida", de 2013. O cantor ainda participou da novela "América" (Globo), em 2005, que tinha a canção "Os Amantes". 

Daniel conta que suas músicas sempre entraram naturalmente na trilha das novelas, que acaba casando com temas de personagens, algumas até bem em cima da hora. "Foi a música 'Pirilume', feita para a dupla Pirilampo e Saracura, interpretada por Almir Sater e Sérgio Reis em 'O Rei do Gado'. Eu e João Paulo fazíamos 25 shows por mês, e eles pediram para gravar de um dia para o outro. A gente estava tão rouco, que tivemos de inverter as vozes", lembra Daniel.

POLÊMICAS

Como as novelas brasileiras, "Ouro Verde" é recheada de polêmicas. Umas delas se refere a uma médica que sofre da doença de Crohn, enfermidade inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo, e que foi criticada por médicos portugueses. "É uma falsa polêmica, porque a história foi inspirada em um caso real de uma médica que reagiu de uma certa forma à doença."

O grande problema mesmo foi com os veganos. "Com os 'vegans' foi um grande problema, mas porque é uma personagem que comia carne escondido", conta a autora. 

NA TELEVISÃO E NO STREAMING

Além da Band, a novela portuguesa "Ouro Verde"  também poderá vista –e de uma vez só– na plataforma de streaming Looke. Todos os capítulos serão disponibilizados na noite desta segunda-feira em áudio e formato original. 

O Looke fez uma parceria direta com o canal português TVI. É a primeira vez que uma plataforma de streaming brasileira disponibiliza uma novela completa, antes mesmo dos capítulos serem exibidos na TV.

"Queremos estar na vanguarda do mercado brasileiro de streaming. Estamos em um movimento de buscar cada vez mais conteúdos inéditos e investir no nosso catálogo de assinatura para dar ao consumidor cada vez mais opções de qualidade", afirma Luiz Bannitz, diretor de conteúdo e negócios do Looke. 

Para ter acesso à novela completa, é preciso ser assinante da plataforma. A assinatura mais simples, que dá acesso a uma tela por vez, é de R$ 16,90.

TRAMA E ELENCO

A trama gira em torno do jovem Zé Maria Magalhães. O protagonista é vivido por Diogo Morgado, ator que fez Jesus no longa "O Filho de Deus", em 2017. Ele busca vingança após ter sua família assassinada por Miguel Ferreira da Fonseca (Luís Esparteiro). 

Zé Maria foi o único sobrevivente da chacina que culminou na morte de sua família. Ele fica seis meses em coma e, ao despertar, não se lembra bem sobre o que aconteceu. Algum tempo depois ele retoma a consciência, resolve fugir para o Brasil para não ser morto e muda sua identidade para Jorge Monforte.

Ao chegar em solo brasileiro, ele conhece Januário Cavalcantti (Gracindo Júnior), dono de várias terras na região da Amazônia. O jovem consegue a confiança do coronel e acaba herdando toda sua fortuna, se tornando um empresário, dono do império Ouro Verde, um dos líderes mundiais no mercado agropecuário.

Com sede de vingança, ele retorna para Portugal a fim de acertar as contas do passado. Porém, Zé é chamado às pressas para retornar a uma de suas fazendas onde acontece um forte um protesto de ambientalistas. No local, ele acabará se deparando com Bia (Joana de Verona), que não via há 15 anos. O amor dos dois reacende e ele se vê perante a um dilema.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem