Televisão

Sociedade de Pediatria reclama de cena com grávida ingerindo álcool em 'Segundo Sol'

Globo diz que Rosa tem mesmo caráter duvidoso

Cena em que Rosa (Leticia Colin) conta para Valentim (Danilo Mesquita) que o filho que ela está esperando é de Ícaro
Cena em que Rosa (Leticia Colin) conta para Valentim (Danilo Mesquita) que o filho que ela está esperando é de Ícaro - Victor Pollak/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fabiana Schiavon
São Paulo

A Sociedade Brasileira de Pediatria enviou uma nota a TV Globo reclamando de uma cena da novela "Segundo Sol" (Globo), em que a personagem Rosa (Letícia Colin) ingere álcool, apesar de estar grávida. em nota, Globo diz que deixa claro as falhas de caráter de Rosa, que foi criticada por outros personagens.

A cena foi exibida na última sexta (12). Em nota, a organização diz que viu a cena com preocupação. "A SBP sabe que se trata de uma obra de ficção, contudo, considera preocupante a abordagem dessa prática, pois pode confundir e influenciar a população, estimulando posturas impróprias, com graves consequências para a saúde e o bem-estar dos fetos e recém-nascidos".

A carta assinada por Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, lembra que o consumo de álcool por mulheres gestantes "é totalmente desaconselhado em qualquer fase da gestação e em qualquer quantidade de bebida".

Entre os riscos citados está o de o bebê apresentar malformações congênitas, atraso no crescimento, alterações em diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, principalmente no sistema nervoso central e desordens de comportamento.

"Esse conjunto de alterações é denominado Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), cuja ocorrência faz com que as crianças atingidas possam ter dificuldades na aprendizagem, de memória, na fala, na audição e a incapacidade de resolver problemas", cita a nota.

Como a cena já foi exibida, a organização pede que a novela faça um nova cena esclarecendo o fato e estimulando práticas preventivas. A organização até oferece seus pediatras como consultores.

A carta pede ainda que os autores fiquem mais atentos aos fatos que podem estar ligados às causas da infância e da adolescência, de forma geral.

Em nota a Globo afirmou que, como dito pelo próprio documento da SBP, a novela é um obra de ficção e não tem compromisso com a realidade, mas que, mesmo assim, a emissora mostrou as consequências do ato cometido pela personagem Rosa. "Importante ressaltar que no próprio capítulo, em diversas cenas, a conduta da personagem Rosa é criticada por vários personagens e a própria Rosa assume que não é um exemplo a ser seguido. A personagem, ao longo da novela, mostrou um desvio de caráter, fazendo, em diversos momentos, escolhas reprováveis".
 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias