Televisão

'O Sétimo Guardião', de Aguinaldo Silva, fará referências as fictícias Tubiacanga e Greenville

Serro Azul, citada em 'A Indomada', será palco de nova novela do autor

Maria Altiva (Eva Wilma) aprontava em nome da moral e da família em Greenville, de “A Indomada”
Maria Altiva (Eva Wilma) aprontava em nome da moral e da família em Greenville, de “A Indomada” - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Karina Matias
São Paulo

​Mil novecentos e noventa e três. Bem-vindo a Tubiacanga, cidade fictícia de “Fera Ferida”, onde coisas mágicas acontecem. O coveiro Orestes (Claúdio Marzo, 1940-2015) fala com os mortos.

A jovem Camila (Cláudia Ohana) dorme por vários meses seguidos. O alquimista Raimundo Flamel (Edson Celulari) transforma em ouro tudo o que toca, inclusive a amada, Linda Inês (Giulia Gam). E Serro Azul é a cidade vizinha.

Agora, o ano é 1997. E, em Greenville, vilarejo de “A Indomada”, os moradores falam português e inglês, já que o lugar, embora localizado no Nordeste, teve colonização britânica.

Expressões como ‘Oxente, my God’ e ‘Well’ estão na boca dos personagens. Situações surreais também acontecem por lá. O misterioso Cadeirudo ataca mulheres em noites de lua cheia. O delegado Motinha (José de Abreu) cai em um buraco e vai parar no Japão. E Serro Azul é o município vizinho mais próximo.

Corta para 2018. A novela da vez é “O Sétimo Guardião”, e o público poderá conhecer a famosa Serro Azul, citada nas tramas anteriores. Assim como em “Fera Ferida” e “A Indomada”, todas de Aguinaldo Silva, o realismo fantástico, gênero literário latino-americano, inspira enredo e personagens. Um dos destaques é o gato preto Léon. A novela está programada para ir ao ar na Globo em novembro.

Você se lembra?

  1. Quando “Fera Ferida” estreou, em 15 de novembro de 1993, o presidente do Brasil era Itamar Franco (1930-2011), que assumiu o governo após o impeachment de Fernando Collor um ano antes.

  2. A moeda ainda era o Cruzeiro Real, mas o Plano Real já tinha sido implantado como forma de acabar com a superinflação. Na época CR$ 2.750 eram convertidos em R$ 1.

  3. O último capítulo da trama foi ao ar em 15 de julho de 1994. Dois dias depois, o Brasil ganhava o tetracampeonato mundial, na Copa do Mundo dos Estados Unidos.

  4. “A Indomada” foi transmitida de 17 de fevereiro a 10 de outubro de 1997. O presidente naquele ano era Fernando Henrique Cardoso.

  5. No SBT, outra novela de grande sucesso foi exibida: a mexicana “Maria do Bairro”, com a atriz e cantora Thalia.

Segundo Silva, apostar no universo mágico é a única saída para o momento do país. “Chegou a hora de a gente disparar a imaginação novamente”, diz.

Algumas personalidades do mundo real, no entanto, parecem saídas da ficção de Silva. Bem que a megera Altiva (Eva Wilma), guardiã da moral e dos bons costumes, avisava no final de “A Indomada”: “I will be back” (Eu vou voltar). Será que volta?

"A Indomada”

  • Quando De segunda a sábado, às 13h30, com reprise às 23h30
  • Onde Canal Viva

 


 

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias