Televisão

Dia do Professor: Relembre personagens da ficção que ficaram conhecidos pela docência

Raimundo Nonato e professora Helena são os mais lembrados

Chico Anysio deu vida ao professor Raimundo
Chico Anysio deu vida ao professor Raimundo - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karina Matias
São Paulo

Do inesquecível professor Raimundo Nonato, vivido pelo humorista Chico Anysio (1931- 2012), na "Escolinha do Professor Raimundo", à sonhadora e querida professora Helena (Gabriela Rivero), da novela mexicana "Carrossel", os docentes costumam ter papel de destaque na dramaturgia, seja na televisão ou no cinema.

No Brasil, um dos mestres mais lembrados é o professor Raimundo, personagem que surgiu em 1952, na rádio Mayrink Veiga e ganhou um programa só seu na Globo, em 1990. Na escolinha do mestre, passaram grandes nomes do humor, como Walter D'Ávila (1911-1996), Rogério Cardoso (1937-2003), Tom Cavalcante, Claudia Jimenez e Claudia Rodrigues. 

O programa foi exibido até 1995, e depois teve mais uma temporada em 2001. Em 2015, como forma de homenagear os 25 anos da Escolinha, a Globo e o canal Viva apresentaram uma nova versão do humorístico, dessa vez, com Bruno Mazzeo, filho de Chico Anysio, na pele do professor Raimundo e o seu famoso bordão: "E o salário ó." 

Novos comediantes e atores, como Marcelo Adnet, Otaviano Costa e Dani Calabresa participam da atração. O programa deu certo e já caminha para a sua quarta temporada. 

Ainda no universo do humor, o professor Girafales ( Rubén Aguirre - 1934-2016), de Chaves, e o professor Tibúrcio (Marcelo Tas), do programa Rá-Tim-Bum, da Cultura, são muito lembrados.

Nos programas voltados para o público infantojuvenil, a história da doce professora Helena, da novela mexicana "Carrossel" (1989), exibida pelo SBT pela primeira vez em 1991, virou febre entre as crianças e adolescentes. Responsável por interpretar a professora, a atriz mexicana Gabriela Rivero chegou a visitar o Brasil algumas vezes. Em 2012, o SBT fez uma versão brasileira da história com a atriz Rosanne Mulholland no papel da protagonista.

Já nas novelas brasileiras, a professora Lu, papel de Leila Lopes (1959-2009), em "Renascer" (Globo, 1993), fez grande sucesso.

Em "Mulheres Apaixonadas" (Globo, 2003), o drama da professora Raquel (Helena Ranaldi), que apanhava de raquetadas do marido Marcos (Dan Stulbach), levantou a discussão sobre a violência contra as mulheres. Ao mesmo tempo, a novela abordou o envolvimento da professora com o aluno Fred (Pedro Furtado).

Bem mais leve, na lúdica "Meu Pedacinho de Chão" (Globo, 2014), a atriz Bruna Linzmeyer interpretou a doce professora Juliana, que tinha cabelos cor-de-rosa. Há, ainda, os filmes, como "Sociedade dos Poetas Mortos", com o inspirador professor John Keating, vivido por Robin Williams (1951-2014). 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias