Televisão

Quem é Nazinha, a santa protetora de Zeca em 'A Força do Querer'?

Zeca, interpretado por Marco Pigossi, é devoto de Nossa Senhora de Nazaré
Zeca, interpretado por Marco Pigossi, é devoto de Nossa Senhora de Nazaré - Divulgação


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Habituada a explorar em sua novelas a cultura de países estrangeiros, como a Índia e a Turquia, Gloria Perez cancelou a conexão internacional em "A Força do Querer" e, em vez de ambientar parte da trama em outro país, preferiu mostrar a cultura de Belém do Pará.

Entre crenças herdadas da cultura indígena e a forte religiosidade paraense, chama a atenção a relação próxima que os personagens da fictícia Parazinho têm com Nazinha.

É com ela que Zeca, o caminhoneiro interpretado por Marco Pigossi, confessa suas fraquezas e pede ajuda. Mas quem, afinal, é Nazinha?

Fafá de Belém, que está no elenco como Almerinda, e também atuou como consultora da autora da novela, é devota de Nossa Senhora de Nazaré desde criança e contou ao UOL que a fé da região está sendo retratada de forma fiel através dos personagens.

Nazinha, ela diz, "um manto de luz, que nos abraça". "A relação que Belém tem com a fé é muito próxima em todas as camadas da população, como você vê na novela. Aquele negócio de o Abel (o pai de Zeca, vivido pelo ator Tonico Pereira) falar: Nazinha, você está vendo?, todo mundo faz isso."

A cantora, que interpreta a mãe de Zeca na trama, também explicou o motivo que faz o personagem ser tão apegado à santa. "O Zeca conversa com ela porque ele não sabia que tinha mãe e ele supria esse lado, já que o Abel é cabeça dura."

Pela fé católica, a devoção à Nossa Senhora de Nazaré teve início com um milagre que aconteceu em Portugal, em 1182, quando o cavaleiro D. Fuas  Roupinho foi salvo pela imagem que vivia quase ignorada em uma gruta no litoral.

A crença chegou ao Pará pelos jesuítas e há mais de 200 anos é cultuada na festa Círio de Nazaré, que reúne mais de 3 milhões de pessoas todos os anos em uma das maiores procissões religiosas do Brasil.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias