Televisão

Violência psicológica mina autoconfiança da mulher, diz Sophie Charlotte 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sophie  Charlotte, a Alice de "Os Dias Eram Assim", cumpre uma grande missão na atual fase da trama das 23h da Globo: falar sobre violência doméstica.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a taxa de feminicídios é de 4,8 para 100 mil mulheres no Brasil, a quinta maior no mundo.

"Precisamos trazer esse assunto à tona e fazer com que as mulheres entendam os sinais iniciais de uma agressão. Antes de tudo, existe uma violência psicológica que vai minando a autoconfiança da mulher a ponto de levar à agressão física propriamente dita. Sua autoestima já está tão abalada e ela se sente tão sozinha que tem dificuldade de sair disso", disse a atriz.

No folhetim, Alice passa por este processo até tomar consciência de que seu casamento com Vitor, interpretado pelo ator Daniel de Oliveira –com quem é casada na vida real– está falido e é hora de deixá-lo para trás.

"Isso acontece com muitos casais: passar anos ao lado de alguém que você não consegue enxergar quem é", diz Sophie.

Apesar da certeza de que deseja se separar do advogado para ficar com o médico Renato, personagem de Renato Góes, a fotógrafa enfrenta restrições comuns à época –a supersérie se passa entre as décadas de 1970 e 1980– para conseguir o divórcio. Ela e o ex-namorado decidem, então, viver como amantes. E o público torce pelo casal.

"Acho bacana que as pessoas entendem que não passa pela cabeça de Renato e Alice fazer os respectivos parceiros sofrerem. Não é isso que move esse reencontro. O que acontece não é fácil, mas é inevitável. Construímos essa relação assim. Isso mostra que não existe só preto e branco. As histórias humanas são complexas", diz.

ALÉM DA FICÇÃO

Casada com Daniel há dois anos, a realidade de Sophie é bem diferente da vida de sua personagem.

Segundo a atriz, a vida matrimonial tem lhe rendido "descobertas diárias".

"Estou entendendo o que é o casamento, a beleza desse nosso acordo, dessa nossa parceria. Casamento também é desdobramento, né? Nossos desejos e sonhos vão se modificando assim como o 'sim', que eu e o Daniel dissemos lá atrás. É transformação. Não dá pra deixar estagnado. A gente refaz os votos".

Para a artista, formar um casal em conflito com Daniel na ficção tem sido um mergulho muito grande. "A intimidade contribuiu de forma positiva".

"A gente se jogou no abismo que é a história desse casamento falido e doente de Alice e Vitor. Contamos isso de maneira clara e honesta. E podemos sair daqui e voltar para nossa relação, nos amar."


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias