Televisão

TOP 5 - Confira 5 novelas que lembram 'Velho Chico'... todas de Benedito Ruy Barbosa, claro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma novela dividida em duas fases que percorre parte da história rural brasileira. Como protagonistas, famílias de latifundiários que se odeiam, mas as crias se lambem. 

Se você está sentindo um certo "déjà-vu" com a exibição de "Velho Chico", que estreou na segunda (15) com a melhor audiência da faixa desde 2014, não é motivo para preocupação. A nova novela de Benedito Ruy Barbosa bebe da fonte de outros folhetins assinados por... Benedito Ruy Barbosa.

Desta vez (só desta vez?), ele conta uma trama com traços autorais já conhecidos do público: o coronelismo do sertão, a disputa agrária e os amores impossíveis oriundos desse imbróglio.

Mas nem só de briga entre famílias está munido o mundo ficcional do autor. A imigração italiana também já apareceu em algumas de suas tramas.

A seguir, relembre cinco novelas de Benedito cuja temática se assemelha à "Velho Chico".

 

5ª - Cabocla (1979 e 2004)

Adaptação do romance homônimo de Ribeiro Couto, “Cabocla” já foi exibida duas vezes na Globo. Quem não se lembra da rivalidade quase infantil entre os coronéis Boanerges (Cláudio Corrêa e Castro/Tony Ramos) e Justino (Gilberto Martinho/Mauro Mendonça)?

A disputa por terras e poder que os alimentava servia também como pano de fundo para o triângulo amoroso vivido pela cabocla Zuca (Gloria Pires/ Vanessa Giácomo), afilhada de Boanerges, seu noivo Tobias (Roberto Bonfim/Malvino Salvador) e o forasteiro Luís Jerônimo (Fábio Jr./Daniel de Oliveira), jovem advogado que deixou a vida boemia na capital para tratar a tuberculose na pacata Vila da Mata.

4ª - Pantanal (1990)

Após ser rejeitada pela Globo por conta do alto custo de produção, "Pantanal" foi entregue por Benedito à extinta TV Manchete, que passou a ocupar o primeiro lugar na audiência durante a exibição do folhetim.

Também tratando de assuntos rurais e com histórias folclóricas, como a da protagonista Juma Marruá, que se transforma em onça, "Pantanal" apresenta o conflito entre a família de José Leôncio e a do fazendeiro vizinho, Tenório, cujo passado como grileiro o implica em crimes contra Juma, mulher do filho de Leôncio.

3ª - Renascer (1993)

A novela tinha como trama principal a saga do fazendeiro da zona cacaueira José Inocêncio (Antônio Fagundes). O Coronel, como era conhecido, vivia um relacionamento de ódio com o filho João Pedro (Marcos Palmeira), cuja mãe morrera durante o parto.  Entre os inimigos de Zé Inocêncio está o vizinho Teodoro (Herson Capri), com quem travava um embate por posse de terras. A situação se agrava quando João Pedro decide se casar com Sandra (Luciana Braga), filha de seu desafeto.

2ª - O Rei do Gado (1996)

Os latifúndios das famílias Mezenga e Berdinazzi sempre foram separados pelas cercas e pela rivalidade de seus patriarcas, Bruno e Giuseppe.

E dessa briga clássica de grandes barões surge a mais clichê das paixões. No melhor estilo Romeu e Julieta, Henrico Mezenga (Leonardo Brício) e Giovanna Berdinazzi (Letícia Spiller) se apaixonam e têm de lidar com a reprovação do relacionamento por seus familiares. Bem menos trágico que o casal de Shakespeare, eles se casam e fogem.

1ª - Terra Nostra (1999)

Na trama dos imigrantes italianos mais shippados dos anos 2000, a oposição entre os coronéis (olha o coronel de novo!) Francesco Maglianno e Gumercindo Aranha fica em segundo plano. Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) se conhecem no navio que os trazem para o Brasil cafeeiro do século 19. Os belos se apaixonam e planejam recomeçar a vida em solo brasileiro, mas, ao chegarem ao porto de Santos, se desencontram e seguem caminhos diferentes. Esse foi apenas o primeiro dos muitos desencontros dos pombinhos de olhos claros.

 

 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias