Televisão

'Pânico' estuda acabar com personagem de Eduardo Sterblitch considerado racista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O "Pânico" (Band) está mais uma vez sendo alvo de polêmica, desta vez devido a um personagem de cunho racista.

Interpretado por Eduardo Sterblitch, o personagem chamado Africano é um estereótipo do começo ao fim.

Para se caracterizar como o Africano, Sterblitch, que é branco, usa uma "black face" e uma roupa de malha preta cobrindo o corpo por completo.

O personagem, integrante do quadro "Pânico's Chef", age como um bicho, não sabe falar, faz caretas exageradas e protagoniza "danças exóticas".

No programa do último domingo (9), o personagem ganhou um quadro extra, além do "Pânico's Chef": o "Desafio do Africano", em que telespectadores são convidados a participar, enviando vídeos de danças exóticas. O humorístico foi alvo de reclamações na internet.




No Facebook, já existe uma página criada para manifestar repúdio ao personagem e pedir o fim do quadro. Criada pela carioca Sandy dos Anjos, que é negra, a página chama o programa de "show de racismo".

"Nós cidadãos que lutamos por uma sociedade justa e igualitária estamos juntos mostrando nossa indignação a mais um show de racismo em nome da 'arte e entretenimento' da TV brasileira. Nós exigimos um basta nesse personagem, que põe o negro em posição de animal, e reforça o racismo que humilha preto, que nos coloca como ignorantes", diz a descrição.

"Repudiamos a maneira nojenta como retratam os povos da África a fim de intensificar o mito de que tudo que vem da África e todo seu povo não tem educação e merece gargalhadas de escárnio. Nós exigimos o fim deste quadro, que não tem outro objetivo a não ser humilhar um povo e raça".

Procurado pela reportagem, o "Pânico" afirmou através de sua assessoria de imprensa que a permanência do personagem "está sendo avaliada" e que ele não tem previsão de ir ao ar nos próximos episódios.

A emissora e o humorista também foram procurados, mas ainda não se manifestaram a respeito.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias